Chapecó tem atendimento especializado para hepatites

De acordo com a coordenadora do Centro Especializado, Diane Negri, as hepatites são identificadas através de um exame simples e gratuito que pode salvar vidas; o teste é rápido, feito em todas as unidades de saúde de Chapecó

 

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) e Chapecó possui um serviço especializado para atender os pacientes, que é o Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites-CETHH. O local é anexo ao Centro de Saúde da Família Norte, que fica na Rua Heriberto Hulse, 84-D – Bairro: Passo dos Fortes. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 7h às 19h.

De acordo com a coordenadora do Centro Especializado, Diane Negri, as hepatites são identificadas através de um exame simples e gratuito que pode salvar vidas; o teste é rápido, feito em todas as unidades de saúde de Chapecó. A testagem é importante para identificar a doença, especialmente porque Chapecó é um município endêmico para a hepatite viral do tipo B. “Quando o paciente é identificado como portador, o mesmo é encaminhado ao serviço especializado. Este serviço conta com equipe multiprofissional de saúde para atender as demandas relacionadas aos agravos”, explicou.

Ela comenta ainda que a estimativa é que cerca de 4.800 pessoas tenham hepatite em Chapecó. “Como é uma doença silenciosa, que nem sempre apresentam sintomas, muitos pacientes nem sabem que estão com a doença. Mas aqueles que sabem, recebem o tratamento e o todo o acompanhamento necessário junto aos serviços de saúde”.  Diane destaca ainda que a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção, estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A (crianças) e B e a buscarem o diagnóstico precoce.

Saiba mais

As HEPATITES VIRAIS são categorizadas, como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e se caracterizam uma inflamação do fígado. É importante ressaltar que existem diversas tipos de HEPATITES, ou seja, a inflamação do fígado pode ser causada ainda por medicamentos, álcool ou podem ser auto-imunes.

A transmissão da HEPATITE B pode ocorrer pelo ato sexual desprotegido, transmissão vertical, durante o parto ou o compartilhamento de material perfuro cortante inclusive de agulhas. Atualmente existe vacina para HEPATITE do tipo B e para os infectados existe tratamento, desde que diagnosticado precocemente.

A HEPATITE do tipo C, antigamente era transmitida por transfusões de saúde com sangue não testado e contaminado. Atualmente, ocorre predominantemente pelo compartilhamento de material perfuro cortante. Para esse tipo de HEPATITE existe tratamento que pode ou não levar a cura definitiva, porém ainda não há vacina.

A HEPATITE do tipo A tem sua transmissão fecal oral, ou seja, pode ser através da água ou alimentos contaminados, o que não é comum em nossa região.