Centro empresarial trata sobre ferrovias e palestra com ex-ministro 

 A palestra com Paulo Guedes será no mês de abril

 

Chapecó/SC, 21 de fevereiro de 2024 – A situação das propostas de construção de ferrovias na região Oeste, com ligação a outras regiões do Estado e com outros pontos do País, foi um dos assuntos da segunda reunião mensal do ano, realizada nesta terça-feira, 20 de fevereiro, pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC). Também foi oficializada, a cargo da instituição que reúne três entidades e 14 sindicatos empresariais, a promoção de palestra com o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, no mês de abril.

O coordenador do Movimento Pró-Ferrovias, Lenoir Boch, fez balanço sobre os estudos relativos à implantação da ferrovia entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, Cascavel-PR e Chapecó, a cargo da Ferroeste, empresa paranaense de economia mista. Explicou que estão adiantados os estudos ambientais, para liberação pelo Ibama, e indicou que deverá ser feito, por empresas e instituições de Chapecó, um segundo aporte para reestudo econômico do projeto, no valor de R$ 180 mil, além dos R$ 750 mil pagos para o estudo inicial. Informou, ainda, que terão que ser feitas avaliações quanto às comunidades indígenas que podem ser atingidas, com o custo assumido pelo governo do Paraná. Broch também anunciou que já foi iniciado, a cargo do governo e de empresários gaúchos, o estudo para a ligação ferroviária entre Chapecó e Passo Fundo.

Em Santa Catarina, o coordenador do Movimento Pró-Ferrovias informou que se encontram adiantados o estudo e o anteprojeto de ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto, a cargo do governo do Estado. Lenoir Broch disse que esse trecho permitirá ligações por trem com os portos de Itajaí e Imbituba e com a malha ferroviária federal.

PALESTRA COM PAULO GUEDES

Ainda na segunda reunião mensal do CEC neste ano, foi confirmada a realização de palestra com o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes. Está programada para o dia 4 de abril, às 19h30, no salão nobre do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó.

Para a presença do ex-ministro, que terá “Economia e Futuro” como tema central, foi assinado documento para a organização, através do presidente do Centro Empresarial, Marcos Antonio Barbieri, e o diretor da R5 Produções, Renato Mariano. Barbieri argumentou sobre a importância de ouvir um profissional renomado para tratar sobre a economia e disse que “o CEC assume assim maior protagonismo em termos de oferta de conhecimento aos empresários e lideranças”.

Foto e informação: Extra Comunica