Carmen Zanotto, Secretária de Estado da Saúde, participa da programação da Rádio Chapecó FM

Foi na manhã desta quarta-feira (14)

 

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou do Chapecó Notícias 1ª Edição na manhã desta quarta-feira (14), no FM 100.1. O Diretor-geral do Hospital da Criança de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, também foi entrevistado no programa.

HOSPITAL DA CRIANÇA AUGUSTA MÜLLER BOHNER

No último dia primeiro, a Prefeitura de Chapecó assumiu a gestão do Hospital da Criança e repassou a unidade para uma nova entidade filantrópica. Nemésio falou sobre o trabalho realizado e os valores para manter os atendimentos e os profissionais.

O Hospital da Criança Augusta Müller Bonher (HC) de Chapecó atendeu 61.992 pacientes no Pronto Socorro em 2022, com uma média mensal de 5.166.

O HC atende crianças de 0 a 13 anos incompletos para internação e cirurgias de média complexidade. Ao todo, são 51 leitos, sendo 18 na ala cirúrgica e 33 na pediátrica.

 

Durante a sua participação, Carmen Zanotto fez uma avaliação sobre a saúde em Santa Catarina e as tratativas com o Governo Federal e a Bancada Catarinense em Brasília. A estrutura de saúde sofreu severo impacto durante a pandemia, sendo que o reflexo ainda persiste nos serviços ofertados, com demanda reprimida em algumas especialidades.

Foto: Carmen Zanotto – Arquivo Pessoal / Divulgação

 

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde tem buscado alternativas para dar celeridade no atendimento, como por exemplo sistema de mutirão.

HOSPITAL REGIONAL DO OESTE

A Secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto, falou ainda sobre a situação financeira e a estrutura do Hospital Regional do Oeste (HRO), que atende mais de 1 milhão de pessoas da grande região

 

Fotos: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) decidiram prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o estado até o dia 30 de junho.

A medida leva em consideração o aumento do número de internações por gripe, especialmente de crianças e de idosos, e a baixa cobertura vacinal alcançada até o momento, de apenas 41%.

A Campanha teve início no dia 10 de abril somente para a população dos grupos prioritários, mas desde o dia 12 de maio, tendo em vista o cenário estadual da doença, a dose está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Para tomar a vacina contra a gripe basta procurar um ponto de vacinação. As Secretarias Municipais de Saúde são responsáveis por organizar os locais e horários de aplicação de doses. A Secretaria Estadual da Saúde pede que a população busque informações sobre a vacinação junto aos municípios.