Aviário com 40 mil aves salvo de incêncio pelos bombeiros

O sinistro foi registrado no amanhecer desta quarta

Descanso/SC, 24 de janeiro de 2024 – Um funcionário da propriedade que percebeu disparo do sistema de alarme que monitora o local em caso de incêncio, chamou outros colegas e o proprietário do imóvel. Eles até tentaram controlar as chamas utilizando extintores, água e até jogando terra, porém sem sucesso. Somente com a chegada das unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina o quadro foi revertido. A situação ocorreu por volta das 05h11min de hoje no interior daquele município, quando o corpo de bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado.

Informações que chegavam até a corporação davam conta de que tratava-se de um incêndio de grandes proporções. Além da equipe de socorristas de Iporã do Oeste, também foi acionada equipe do município de São Miguel do Oeste para atuar em defesa de vidas alheias e riquezas a salvar.

Quando as equipes chegaram no local, foram tomadas providências, como desligamento da rede elétrica, e dado início ao combate as chamas que estavam no local em que estava o sistema de aquecimento do aviário, uma edificação anexa ao aviário. As chamas já alastravam-se para dentro do aviário onde estavam alojados cerca de 40 mil pintainhos.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar

Do total dos 2.970 m² da edificação em madeira, lona e aluzinco, graças ao pronto acionamento dos bombeiros e imediata ação da corporação, apenas 150m² ficou destruída.

Os socorristas utilizaram cerca de 8 mil litros de água para controlar as chamas e realizar o rescaldo. O local foi isolado para levantar as possíveis causas do sinistro.