Audiência Pública discute Projeto de Lei sobre Plano de Mobilidade de Chapecó

Foram apresentadas várias alternativas a todos os usuários do trânsito do município

 

Chapecó/SC, 01 de dezembro de 2023 – O Projeto de Lei que dispõe sobre o Plano de Mobilidade Urbana já está na Câmara de Vereadores e tramita nas comissões permanentes. Mas antes de ser discutido e votado em plenário, o Poder Legislativo promoveu na quinta-feira (30) uma audiência pública para apresentar informações sobre o plano e levantar sugestões. O encontro foi proposto pela Comissão Especial que discute a mobilidade, formada pelos vereadores Andre Kovaleski (PL), Delvino Dall Rosa (PSD) e Valdir Carvalho (PT).

O engenheiro de Trânsito da Prefeitura de Chapecó, Eduardo Festa, apresentou as sugestões elaboradas pela Fepese, órgão responsável pela atualização do plano de mobilidade. Foram apresentadas várias alternativas para todos os usuários do trânsito de Chapecó. Entre elas, a implantação a curto prazo, de ciclovias em seis ruas da cidade, faixas exclusivas para ônibus, construção de três novos terminais, alteração em cruzamentos, implantação do sistema binário, modificação nos semáforos e reestruturação das interseções e travessias.

Durante a audiência pública, foi aberto espaço para questionamentos e sugestões do público presente. Representantes da ACIC, CDL, universidades e outras entidades de classe fizeram uso da palavra. Diversas ideias foram apresentadas com o propósito de melhorar o transporte público, a fluidez do trânsito na área central e principalmente no bairro Efapi.

O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, Andre Kovaleski, lamentou a ausência de representantes da Fepese na audiência pública e disse ser importante que o projeto de lei seja discutido outras vezes. “Vamos reunir os representantes que estiveram presentes no encontro e agendar uma reunião com o prefeito João Rodrigues. A ideia é propor mais debates antes do projeto ser votado no legislativo”, finalizou.

Foto: CMC/Divulgação