Área de Escape ‘’caixa de brita’’ do Goio-Ên deve sair do papel

Estrutura ficará na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul

A tão esperada Área de Escape ‘’caixa de brita’’ do Goio-Ên deve sair do papel. Em entrevista para a Rádio Chapecó FM 100.1, nesta semana, o Secretário de Desenvolvimento e Obras Estruturantes de Chapecó, Valmor Scolari, falou sobre o assunto. A entrevista foi realizada no Chapecó Notícias 1ª Edição de segunda-feira (18).

A Administração de Chapecó contratou a elaboração de um projeto para construção de uma caixa de contenção na SCT-480, nas proximidades da ponte de divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, sobre Rio Uruguai.

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A ENTREVISTA COMPLETA

Na época, a Prefeitura de Chapecó assumiu o compromisso de fazer o projeto da obra. O valor superou R$ 300 mil.

OUÇA O QUE DISSE O SECRETÁRIO VALMOR

 

A obra depende do repasse de recursos do Governo do Estado. No local, diversos acidentes e mortes já foram registrados. Boa parte dos acidentes envolveram caminhões.

O QUE É UMA ÁREA DE ESCAPE ?

A área de escape para caminhões basicamente é um espaço de contenção instalado ao lado da rodovia. Seu objetivo é proporcionar uma área isolada, que ajude na frenagem de veículos desgovernados.

Trata-se, portanto, de uma solução criativa e funcional que aumenta a proteção dos motoristas de caminhão, sobretudo de veículos pesados, assim como também dos demais ocupantes das rodovias, diminuindo o índice de acidentes e demais complicações possíveis nas estradas.

Sua implantação vem oferecendo excelentes resultados quando o assunto é segurança nas estradas. Essa será a primeira área de escape instalada na região Oeste de Santa Catarina.

MATERIAL USADO

As áreas de escape possuem faixas branca e vermelha que direcionam o acesso a uma caixa. O local possui pedregulho, cascalho, britas e outros tipos de materiais que ajudam o automóvel a parar imediatamente.

O veículo entra em contato com a caixa, fazendo o caminhão ou ônibus parar após o atrito, garantindo assim que ele pare imediatamente. Tanto o sistema, como a lógica do escape, é semelhante aos usados em pistas de Fórmula 1.