Alunos de escola particular recebem palestra sobre segurança virtual e comportamento online

A palestra foi ministrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, através de DIC/Fron de Chapecó

 

Na manhã de terça-feira (23), alunos do Colégio Exponencial receberam o delegado da Polícia Civil Eder Mate, responsável de Divisão de Investigação Criminal de Chapecó (DIC/Fron), para uma palestra com o tema “Segurança Virtual e Comportamento Online”.

FOTO: Polícia Civil

Foram abordados temas relativos à prevenção de fraudes, golpes, segurança e bom uso da Internet. Também foram discutidos temas relacionados a divulgação de fake news e cyberbullyng, suas consequências e responsabilidades.

As palestras foram ministradas em duas partes, um para alunos do ensino fundamental e outro para o ensino médio.

O delegado Eder Matte esteve acompanhado do escrivão de Polícia Kaleu Mandel.

O delegado Matte, “entende ser importante o debate sobre esses assuntos que vêm trazendo grande prejuízo financeiro e psicológico a nossa sociedade. Os adolescentes dessa forma, tornam-se multiplicadores desse conhecimento”.

De acordo com a empresa de ciberseguranca Kaspersky, em 2023 o Brasil teve até o momento um aumento de 23% nos crimes virtuais, comparados ao mesmo período no ano anterior. O Brasil também é o país que mais sofre ataques do tipo phishing por meio do Whatsapp no mundo. Por isso a Polícia Civil de Santa Catarina trabalha ativamente na prevenção e na repressão aos crimes na internet sendo referência nacional no combate a esse tipo de crime.