ACIC Chapecó recebe comitiva do Acre

Intenção foi conhecer ações voltadas ao associativismo e ao desenvolvimento econômico da região oeste catarinense

 

Empresários, técnicos, prefeitos, vereadores, deputados, diretores de estado e presidentes de associações empresariais do Acre estiveram no oeste catarinense para conhecer a região e as experiências exitosas para o desenvolvimento econômico, fazer intercâmbio e gerar negócios. Durante uma semana, a comitiva de 32 pessoas visitou entidades empresariais, administrações municipais, empresas e propriedades rurais em Chapecó, São Lourenço do Oeste, Palma Sola, Campo Erê, Dionísio Cerqueira e Quilombo.

Em Chapecó, estiveram na Associação Comercial e Industrial (ACIC), na última semana, onde foram recepcionados pelos diretores da entidade e pelo vice-prefeito do município, Itamar Agnoletto. O presidente da ACIC, Lenoir Broch, enfatizou que o Brasil é um país continental e precisa desse intercâmbio para progredir. “Ficamos muito felizes em poder auxiliar os municípios que estão ampliando seu processo de desenvolvimento. Desejamos que nossas práticas e ações possam inspirar ideias para serem replicadas e contribuir com a classe empresarial, poder público e comunidade do Acre”.

A missão foi organizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre) e pelo Sebrae do Estado. Integra o programa Protagonismo Empresarial, desenvolvido pelo Sebrae. O consultor do Sebrae do Acre, Clóvis Consoli, que é catarinense e está atuando no estado desde o fim de 2018, relatou que tinha o objetivo de desenvolver as associações comerciais.

“O Acre tem 22 municípios e cheguei a fazer reunião de associação empresarial com uma pessoa, tamanho era o descrédito. Começamos a fazer um trabalho para despertar a classe empresarial da importância do associativismo e da realização de eventos. Promovemos congressos empresariais e essa já é a terceira missão a Santa Catarina, sendo a segunda na região oeste. Hoje temos 15 associações empresariais constituídas e estamos avançando em outros aspectos para o desenvolvimento dos municípios”.

O prefeito do município Plácido de Castro, Camilo Da Silva, disse que o poder público está atuando para estruturar a cidade para receber investimentos da iniciativa privada. “Criamos a Associação Comercial e Empresarial e com a missão buscando compreender e conhecer outras experiências”. O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia Marinho, destacou que levará como exemplo a integração e cooperação.

“Essa é nossa segunda missão na região e em todas as cidades que passamos vimos algo que ficará marcado. O maior exemplo que levamos é a sintonia entre a classe empresarial e poder público. É nítida a valorização que setor público tem para com os empresários e como a classe empresarial tem compromisso com o seu povo, com o seu município”, salientou.

O vice-prefeito de Chapecó apresentou os últimos investimentos feitos pela Prefeitura, entre eles a construção do novo pavilhão do Parque de Exposições Tancredo Neves, do contorno viário extremo-oeste e de uma nova área industrial, onde poderão se instalar aproximadamente 70 empresas. “São duas obras que contribuem para o desenvolvimento do município. Também temos parceria com o Sebrae/SC para facilitar a vida dos empreendedores, agilizando processos”, expôs.

Broch enfatizou que a parceria e a união de forças da sociedade civil organizada proporcionam mais efetividade na cobrança de ações. “Temos muitos pedidos aos poderes constituídos, mas não esperamos apenas por eles, também fizemos a nossa parte e sempre sugerimos e auxiliamos a gestão pública no que é possível”, concluiu.