Após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades odontológicas ofertadas pelo município de Chapecó foram retomadas no último mês de setembro, tanto na Atenção Básica quanto no Centro de especialidades Odontológicas (CEO).

O avanço da imunização, a queda das internações hospitalares  decorrentes da doença Covid-19, os indicadores de saúde da população, conjuntamente à identificação de crescente demanda reprimida por serviços odontológicos durante este período, levaram o governo municipal a promover a normalização dos atendimentos odontológicos, sem descuidar, das medidas necessárias à contenção da pandemia.

Neste contexto de retomada, a Secretaria de Saúde de Chapecó promoverá neste dia 16 de outubro um mutirão de cirurgias odontológicas, dando início a ativação da especialidade de Cirurgia Oral Menor no CEO. A Cirurgia Oral menor constitui um desdobramento da especialidade de Cirurgia Bucomaxilofacial, tendo como objetivo a resolução de casos cirúrgicos de menor complexidade, haja vista a grande fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Nessa fila, pacientes aguardam atendimento desde 2019.

O mutirão atenderá 60 pacientes agendados previamente e referenciados pelos dentistas das unidades básicas de saúde, que vem trabalhando nos sábados de mutirões com avaliações e agendamentos desses pacientes. A especialidade de Cirurgia Oral Menor, mobilizará seis equipes odontológicas e demais profissionais de apoio. Ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h no CEO. Os cirurgiões-dentistas envolvidos realizarão exames de imagem e procedimentos cirúrgicos. As medicações prescritas serão retiradas na Secretaria de Saúde no dia, mediante orientações dos funcionários de apoio.

A ação é conjunta com todos os setores da Secretaria, pois inicia na Atenção Básica, mediante busca ativa, agendamentos através do setor de regulação e avaliação da necessidade de tratamento pelas Agentes Comunitárias de Saúde, Profissionais Dentistas dos Centros de Saúde da Família, bem como encaminhamento ao serviço de referência CEO, com auxílio do setor farmacêutico.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here