Presença de sol intercalando com intervalos de nebulosidade na maior parte do estado mantendo a sensação de abafamento. Aumento das nuvens no Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul com probabilidade de pancadas de chuva associadas trovoadas (raios) e com risco de temporais localizados (chuva trovoada, granizo e vendavais) devido à formação de núcleos de instabilidades ativados pela aproximação de uma frente fria. A umidade vinda do mar (padrão de circulação marítima) proporciona muitas nuvens entre a Grande Florianópolis ao Litoral Norte com chuviscos isolados e intervalos de sol.

TEMPERATURA E UMIDADE: Faz calor em todo o estado com destaque para o Oeste e Meio Oeste com máximas entre 32/35ºC e na marca dos 27/30ºC nos Planaltos, Litoral e Vale do Itajaí. Vento: noroeste/nordeste com velocidade média de 30/50 km/h e com rajadas de 70/90 km/h no Oeste e Meio Oeste em eventuais episódios de tempestades.

TERÇA-FEIRA (14/09): CONDIÇÕES DO TEMPO: A passagem de uma frente fria reforça a propagação de diversas áreas de instabilidades com previsão de chuva acompanhada de trovoadas primeiramente nos setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul. Nas demais regiões da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, sol e aumento das nuvens com chuva e raios com destaque para o período da tarde e noite. Risco de temporais isolados (raios, granizo e ventania).

TEMPERATURA E UMIDADE: Mínima à noite na marca dos 14/17ºC no Oeste e Meio Oeste, 11/13ºC na Serra e 16/18ºC no Litoral incluindo o Vale do Itajaí. Segue agradável no Oeste, Meio Oeste e Serra com máximas na marca dos 19/22ºC. Nas demais regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, máximas entre 24/27ºC. No Litoral Sul e Planalto Norte, máximas agradáveis entre 21/24ºC. Vento: nordeste/noroeste com passando para o quadrante sudeste/sudoeste com velocidade média de 30/50 km/h. Rajadas ocasionais de 60/70 km/h no Meio Oeste a Serra.

QUARTA-FEIRA (15/09): CONDIÇÕES DO TEMPO: O tempo melhora entre as regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul à medida que a frente fria se afasta, favorecendo um dia de muitas nuvens alternando com intervalos de sol e chuvas rápidas e isoladas. Entre o Litoral Norte e Planalto Norte incluindo alguns pontos do Vale do Itajaí, segue com tempo fechado e chuvoso.

TEMPERATURA E UMIDADE: Segue agradável na maior parte do estado de SC, onde os termômetros não passam dos 17/19ºC. Ameno entre a madrugada e início da manhã com mínimas entre 11/14ºC do Oeste a Serra e entre 14/17ºC nas demais regiões do Litoral e Vale do Itajaí. Vento: sudeste/sul com velocidade média de 15/45 km/h. Rajadas de 65 km/h no Litoral e Grande Florianópolis (minuano).

ATENÇÃO

Segunda-feira (13/09): Segue quente e abafado com sol e variação de nebulosidade. No decorrer do dia (tarde/noite), o calor aliado às altas taxas de umidade relativa do ar e a aproximação de uma frente fria proporcionam a formação de núcleos convectivos de instabilidades provocando pancadas de chuva com raios, com destaque para o Oeste e Meio Oeste (instabilidade termodinâmica pré-frontal). Não pode ser descartado alguns temporais (chuva forte, granizo e vendavais na ordem dos 60/90 km/h) com destaque para o Oeste e Meio Oeste.

Terça-feira (14/09): A passagem de uma frente fria reforça a propagação de diversas áreas de instabilidades com previsão de chuva acompanhada de trovoadas primeiramente nos setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul. Nas demais regiões da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, sol e aumento das nuvens com chuva e raios com destaque para o período da tarde e noite. Risco de temporais isolados (raios, granizo e ventania).

Fonte: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here