A vereadora Deise Schilke (PT) e o vereador Wilson Cidrão (Patriota), tiveram moções de apelo aprovadas em sessões ordinárias no Poder Legislativo de Chapecó. Os pedidos pedem agilidade na implementação da política de castração de animais abandonados e cadastramento de clínicas veterinárias para prestar esse tipo de serviço.

Na proposição da vereadora Deise, além de solicitar a implementação da castração, também pede um estudo para viabilizar a colocação de comedores e bebedores públicos em locais estratégicos das comunidades. “São inúmeras denúncias quanto à condição de abandono e adoecimento dos animais, da situação de violência que são praticadas a estes animais, mas também das reclamações em relação ao que significa esses animais abandonados que se proliferam livremente, sem um programa de castração público”, reitera a vereadora.

Foto: Arquivo Rádio Chapecó

Já o vereador Cidrão, apela para que a Prefeitura de Chapecó, em seu edital de credenciamento para prestação de castrações, proceda cadastramento de clínicas veterinárias físicas ou unidades móveis.“O importante nestes termos é o serviço, independentemente de quem o preste com a devida qualidade, a possibilidade de ser administrado por funcionário público já existente no quadro e prestado diretamente por clínicas veterinárias ou unidades móveis para este fim. Logo, o funcionário faria a busca ativa e direcionamento para o técnico com habilidade”, esclareceu o vereador.

A Administração Municipal já anunciou que no mês de agosto, deverá lançar o Núcleo de Atendimento a Pequenos Animais (NAPA), que terá uma unidade móvel de atendimento. A intenção é lançar um edital para castração, prevendo a adesão das clínicas interessadas em prestar o serviço. Os animais seriam encaminhados via NAPA.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here