O Poder Legislativo de Chapecó, em sessão ordinária, aprovou Moção de Apelo para que o Governo do Estado viabilize recursos para implantação de um Programa de Patrulha Agrícola que vise atender os produtores rurais do município. A proposição é de autoria do vereador Nelson Krombauer (PP).

A moção de apelo justifica que a implementação de um Programa de Patrulha Agrícola que vise beneficiar essas famílias, será um mecanismo importante para fortalecer e promover de forma eficaz o desenvolvimento, combatendo o êxodo rural e atendendo a demanda dos produtores. “O programa auxiliará no melhoramento das estradas rurais e trabalhos de máquinas como por exemplo, arado, batedor, distribuidor de adubo e calcário, distribuidor de chorume, concha e ensiladeira”, detalha o vereador.

Foto: Arquivo Rádio Chapecó

Krombauer ainda reconhece as ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, mas que, para ele, não contemplam as diversas necessidades no dia a dia, principalmente na questão de melhoramento e qualificação dos meios de produção. “Em Santa Catarina, cerca de um milhão de pessoas vivem no meio rural e o agronegócio corresponde a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, as propriedades rurais são mini-indústrias que alimentam as grandes indústrias”, relatou.

COMUNIDADES 

Na moção, o vereador ainda sugeriu as comunidades de Chapecó que podem ser contempladas com o programa: Alto da Serra, Pedro e Paulo, Batistello, Sede Figueira, Colônia Bacia, Colônia Cella, Sarapião, Cascavel, Faxinal dos Rosas, Caravaggio, Rodeio Bonito, Tafona, Baronesa da Limeira, Linha Marcon I e II, Monte Belo, São Roque, São Vendelino, Assentamento Dom José Gomes, Linha Henrique, Água Amarela, Cachoeira, Bom Retiro e Núcleo Hortifrutigranjeiros. O documento será encaminhado ao governador Carlos Moisés da Silva (Sem Partido) e ao secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here