A segunda unidade móvel de atendimento e testagem contra a Covid-19 da Prefeitura de Chapecó foi lançada na manhã desta sexta-feira (11), no Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão.

“Hoje lançamos mais um serviço do nosso governo, que é a segunda unidade móvel de busca ativa contra a Covid, com equipe médica, de enfermagem, farmacêutica e auxiliar, para atendimento, testagem e tratamento imediato. Nós não ficamos parados, nós estamos enfrentando a doença”, disse o prefeito João Rodrigues.

O secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, destacou que a primeira unidade, lançada em abril, já realizou mais de 200 atendimentos e 158 testagens.  A unidade móvel é acionada por uma central de monitoramento, via agentes de saúde ou profissionais das unidades de saúde, vigilância em saúde, entre outros.

Foto: Prefeitura de Chapecó / Divulgação

Ela atende pessoas como cadeirantes ou idosos que ficam em locais distantes de unidades de saúde, em empresas onde há pessoas com suspeita da doença, na casa de pessoas que estão em isolamento com positivados e também positivados que necessitem de atendimento.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Jader Danielli, a nova unidade foi montada em um micro-ônibus cedido pela secretaria de Educação, que foi adaptado. Essa unidade inclusive é maior, com equipamentos como maca, oxigênio, kit de primeiros socorros, kit de emergência,  equipamento de entubação, material de monitoramento de sinais vitais e medicação.

Segundo o diretor técnico da secretaria de Saúde, João Lenz, essa segunda unidade pode ser deslocada para atender pessoas com dificuldade de ir nas unidades de saúde, em bairros que tenham maior número de ativos ou então mais distantes.

A unidade móvel também pode prestar apoio nas barreiras sanitárias, no aeroporto Serafim Enoss Bertaso e no Terminal Rodoviário Raul Bartolomei.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here