Na semana (1), estiveram em Chapecó, representantes da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar e FCDE (Federação Catarinense de Desporto Escolar). O objetivo da visita das confederações, foi premiar e anunciar oficialmente a parceria firmada entre entidades e governo municipal, em um projeto voltado exclusivamente ao futebol feminino nacional.

Na agenda, pela parte da manhã, as entidades reuniram-se com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, onde alinharam detalhes com relação a parceria firmada ainda em Janeiro, quando na ocasião, o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, esteve em Chapecó visitando a Escola Lourdes Lago e conhecendo a cidade.

A parte da tarde, serviu para que os representantes, premiassem a ADELL (Associação Desportiva Lourdes Lago) e o Colégio Lourdes Lago, vencedores de uma competição nacional organizada pela entidade em suas redes sociais.

Foto cedida pela ADELL / Associação Desportiva Lourdes Lago

DESAFIO VIRTUAL:

Com a pandemia e as competições presenciais paradas, a CBDE criou o “Desafio Virtual”, que aconteceu em Março e envolveu escolas de todo o Brasil em uma disputa nacional. A escola campeã do Desafio foi a escola de Chapecó, que foi premiada com materiais esportivos que servirão para o desenvolvimento de atividades dentro do ambiente escolar.

A premiação aconteceu numa cerimônia informal nas dependências do Colégio. Estiveram presentes os representantes das entidades, atletas do futebol feminino, representantes municipais, estaduais e do Colégio Lourdes Lago.

Na ocasião, os representantes anunciaram oficialmente a parceria para a construção de um grande projeto, o CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA DE FUTEBOL FEMININO e também, anunciaram a cidade de Chapecó como sede do CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL para 2023.

CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA PARA FUTEBOL FEMININO

A parceria firmada entre CBDE e prefeitura de Chapecó, através do prefeito João Rodrigues, é um grande projeto, que prevê a construção de um centro de treinamento e jogos, tudo exclusivamente voltado ao FUTEBOL FEMININO NACIONAL sendo uma referência para a modalidade, segundo os representantes.

Em comum acordo de parceria, os recursos financeiros para a construção do centro ficarão a cargo da CBDE e Ministério dos Esportes, para Chapecó caberá ceder o local (terreno/área onde deverá ser construído o centro).

O centro de referência e treinamentos, será um complexo de 4 campos, entre eles pelo menos 1 campo sintético em proporções oficiais e padrões FIFA e 1 mini estádio. O complexo ainda prevê e irá conter vestiários, alojamento, refeitório, academia, escritórios para a parte técnica e administrativa, além de um amplo estacionamento para carros e ônibus, toda a estrutura de um moderno CT.

O centro servirá ainda para desenvolver projetos sociais no município e região, atenderá demandas voltadas a modalidade escolar e feminina em âmbito nacional, e ficará a disposição inclusive da Confederação Brasileira de Futebol.

Tudo alinhado com diretrizes traçadas também em um projeto audacioso da CBDE, que formou parceria com a CBF para o desenvolvimento e fomento do futebol nas escolas e da CBF Social, um projeto da CBF voltado ao desenvolvimento da modalidade. A administração do local e concessão de uso, futuramente prevê uma parceria entre FCDE, Munícipio de Chapecó e entidade ADELL.

O Centro tem data para inaugurar, 2023, quando também através de anúncio oficial, o senhor Aurélio Rocha dos Santos, representante da CBDE, e o senhor Antônio Paulo Fernandes Zytkuewisz, representante da FCDE, anunciaram CHAPECÓ como SEDE do próximo Brasileiro Escolar de Futebol Feminino e Masculino.

BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO

Com a construção do Centro de Referência e a parceria com a Prefeitura de Chapecó. como anunciado pelos representantes das Confederações, o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, oficializou verbalmente também por meio de seus representantes, a cidade de Chapecó como sede do Brasileiro Escolar de Futebol em 2023. nA competição nacional masculina e feminina, contará com a participação de representantes dos 27 estados brasileiros (incluindo Distrito Federal), totalizando 54 delegações.

Com o desejo do presidente da CBDE, a competição sai do eixo das capitais e locais turísticos, e vem prestigiar Chapecó, capital da agroindústria, nesse que é um dos principais eventos escolares nacionais.

Os representantes ressaltaram que o convite se deve ao prestígio que a cidade de Chapecó tem nacionalmente e coroando o mérito da Escola Lourdes Lago e do Projeto ADELL, que é detentora de importantes resultados nacionais e internacionais, tornando a escola referência na modalidade no futebol e futsal escolar:

  • -Campeã Brasileira Escolar Feminino de Futebol 2017 / Belém-PA
  • -4o. Lugar Mundial Escolar Feminino de Futebol 2017 / Praga-Republica Tcheca
  • -Campeã Brasileira Escolar Feminino de Futsal 2017 / Natal-RN
  • -Campeã Mundial Escolar de Futsal Feminino 2018 / Rishon LeZion-Israel
  • -Bicampeã Brasileira Escolar Feminino de Futebol 2019 / Maceió-AL
  • -3o. Lugar Mundial Escolar Feminino de Futebol 2019 / Belgrado-Sérvia

O Campeonato Brasileiro Escolar movimentará não só a cidade e o setor esportivo, por onde deverão passar mais de 1200 pessoas entre atletas, árbitros, convidados e outros, mas também movimentará o setor hoteleiro, de transporte e gastronômico, impulsionando ainda mais a economia e o nome da cidade de Chapecó.

MUNDIAL GYMNASIADE

Em Janeiro, em visita a Escola, o presidente da CBDE, convidou o Colégio de Chapecó a representar novamente o Brasil na Gymnasiade, a maior competição estudantil do planeta. O evento será realizado em Outubro, na cidade de Jinjiang, na China.

Devido ao colégio ser o atual campeão na modalidade de futebol de campo feminino, o Colégio Lourdes Lago vai ter novamente a honra de representar o Brasil pela terceira vez consecutiva na modalidade, levando sempre o nome de Chapecó e do estado de Santa Catarina para o mundo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here