Profissionais da saúde farão um manifesto pela aprovação do projeto de lei, em tramitação no Senado Federal, que institui o piso salarial nacional para as categorias profissionais de enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira.

A manifestação ocorrerá neste sábado, 8, (véspera do Dia das Mães), das 08h00 às 09h30 horas da manhã, na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó e consistirá de carreta e distribuição de material explicativo. A proposição sobre o piso nacional é matéria do Projeto de Lei 2564/20 de autoria do senador capixaba Fabiano Contarato, em debate na câmara alta do Congresso.

Foto: Arquivo Rádio Chapecó

A enfermagem e suas atividades auxiliares colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, mas surpreendentemente continuam desvalorizadas por todo o Brasil. O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde a remunerações dignas. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir.

A proposta de piso salarial nacional para enfermeiros tem por referência o sétuplo do atual salário mínimo. Técnicos de enfermagem perceberão mensalmente pelo menos 70% desse valor referencial e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%.

Enquanto o mundo enfrenta o maior desafio sanitário deste século, o valor dos profissionais da saúde ficou ainda mais explícito e inquestionável. Pessoas de diversos países passaram a sair nas janelas e a aplaudir os verdadeiros heróis, aqueles que se colocam em risco diariamente para salvar vítimas da covid-19. Mas além de aplausos, eles merecem dignidade e respeito.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here