O comércio de Chapecó e mais 18 municípios da região poderá funcionar normalmente no próximo sábado, 01 de maio, Dia do Trabalho. Porém, no domingo os estabelecimentos lojistas não devem atender, conforme dispositivo da convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e o Sindicato dos Empregados. Essa definição decorre da troca do feriado, que seria no sábado, para folga dos funcionários no domingo.

A mudança, feita a pedido de empresários, decorre do fato do sábado ser um dos dias de maior movimento no comércio e supermercados e também pela proximidade com o Dia das Mães. “Também foi considerado todo o período que o comércio ficou fechado em virtude de decretos estaduais e municipais e que ainda há pandemia, devendo as lojas manter todas as medidas de prevenção para não gerar aglomerações”, indica a diretora executiva do Sicom, Mayara Schmitt Lazzarin.

Foto: Arquivo Rádio Chapecó

Conforme cláusula de número 12 da convenção coletiva, não foi autorizada a abertura no Natal e Ano Novo e, “excepcionalmente para este ano, o dia 02/05 (em substituição ao Dia do Trabalho), inclusive para os mercados, comércio varejista de supermercados, hipermercados e atacarejos, cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos”. Em função dessa determinação negociada, todo o comércio está autorizado a funcionar neste sábado, transferindo-se o feriado para o domingo, quando nenhum dos estabelecimentos previstos na convenção poderá abrir.

ONDE HAVERÁ A TROCA

A troca do feriado para domingo, 2 de maio, é válida para Chapecó e os municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cunhataí, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Saudades e União do Oeste. Na inclui o comércio de Xaxim e outros 12 municípios, que possuem outra convenção: Arvoredo, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Entre Rios, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Lajeado Grande, Marema, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here