A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária de Chapecó realizaram nesta quarta-feira (28) mais uma ação da operação “Lockdown Inverso”, que foi o monitoramento e visita aos pacientes positivos para a Covid.

Foram conferidas duas denúncias de pacientes que não estariam cumprindo as medidas de isolamento, que acabaram não sendo confirmadas, e também foram realizadas visitas em casas de pessoas que estão positivadas. Nas visitas de hoje as pessoas estavam cumprindo as regras de isolamento. A Vigilância Sanitária informou que, em caso de descumprimento, é aplicado um auto de infração, que pode resultar em multa a partir de R$ 500,00.

As 320 Agentes Comunitárias de Saúde e também os Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil também estão atuando na operação, que tem como objetivo isolar, tratar e monitorar os contaminados, evitando a expansão do contágio.

Foto: Leandro Schimdt / Prefeitura de Chapecó

O secretário-adjunto da Saúde, Jader Danielli, disse que, se um familiar de  alguém positivado sentir os sintomas, a Central de Monitoramento, que foi montada no Centro de Eventos, desloca a Unidade Móvel, com profissionais de saúde, testes e medicamentos, para dar o atendimento.

“O monitoramento vem sendo bem importante e efetivo neste momento, para que nós possamos prevenir a evolução da doença. Estamos fazendo a busca ativa dos pacientes doentes, com visitas, testagem e tratamento. Só assim vamos vencer o vírus”, disse.

Ele lembrou que existem seis pontos de testagem rápida no Ginásio de Esportes do bairro Bela Vista, na unidade de Saúde do distrito de Marechal Bormann, no salão da Igreja Católica do Bairro Universitário, no Ambulatório da Efapi, no Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão e na UPA-24h. Sendo que nos dois ambulatórios e na UPA também tem consulta para quem tem sintomas respiratórios.

Já nas sextas-feiras à tarde todas as unidades de saúde atendem Covid, no Chamado “Dia D de Testagem”. Graças às ações da Administração Municipal o número de ativos, que chegou a 5,5 mil no início de março, está em 379 nesta quarta-feira.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here