O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani e o Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, visitaram na manhã desta terça-feira (16) o Hospital Regional São Paulo (HRSP) em Xanxerê. Eles foram recepcionados pelo diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, pelo prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, pela Secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, pelo membro do colegiado da Comissão Intergestores Regional – CIR, Alan Felippe, além de outras autoridades da região.

O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, explicou que a visita é uma missão solicitada pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moises da Silva e também pela necessidade do momento de enfrentamento à pandemia. “Primeiro precisamos agradecer o envolvimento das equipes do HRSP que desde o início da pandemia se colocou à disposição do Estado para ações de enfrentamento. Agora o momento é outro, é necessário entender que a oferta precisa ser aumentada para o enfrentamento. Temos a garantia do HRSP, com o envolvimento das prefeituras da região para abertura de novos leitos de UTI Covid, ainda nessa semana, para trazer segurança à sociedade”, destacou.

Ele reforça ainda que o Estado está no meio de uma pandemia e que pé necessário entender que a Covid é uma doença onde pessoas contaminam pessoas, então as regras sanitárias precisam ser cumpridas e seguidas por todos. “Uso de máscara, distanciamento, lavagem e limpeza de mãos, uso do álcool em gel e principalmente, evitar aglomerações desnecessárias, que é nesses locais que o vírus ganha velocidade e se torna mais cruel”, esclareceu.

Foto: Divulgação HRSP

Novos respiradores

O Secretário comenta ainda que além de toda a estrutura do Estado, custeio e também de controle de dados, processos e fluxos e equipamentos. Hoje também o HRSP recebeu 05 novos respiradores. Ele explica que na semana passada, Chapecó recebeu 15 novos respiradores e hoje 05 novos respiradores chegam à Xanxerê, além de instrumentos e equipamentos para cidade de Maravilha que também está sendo impactada e mais 10 novos respiradores para Chapecó. “Estamos ofertando para os municípios da região 30 novos respiradores para no mínimo, implantarmos 30 novos leitos de UTI Covid na região”, esclareceu.

O diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes explicou que durante a visita foi discutida e apresentada a situação do HRSP e diante da urgência e necessidade de leitos de UTI, que é o foco principal do movimento do Governo do Estado, municípios e prestadores de serviços (hospitais). Diante da possibilidade da liberação de profissionais por parte dos municípios, o HRSP vai conseguir até sexta-feira, a implantação de mais 04 leitos novos de UTI, totalizando 20 leitos. “Vamos otimizar a estrutura física já existente e conseguir ampliar o atendimento nesse momento delicado que estamos enfrentando”, enfatizou.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou que o município não está medindo esforços para participar desse movimento, junto com o Estado e está nesse momento, fornecendo profissionais de saúde necessários para a abertura desses novos leitos de UTI Covid no HRSP. Além disse, o prefeito comentou que participará do Comitê de Crise, instalado pelo Governo do Estado na região, para que as ações e decisões sejam tomadas de forma conjunta e integrada.

“Na tarde desta terça-feira (16) estaremos junto com o Comitê de Crise e os prefeitos das cidades de Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste, Maravilha e Xanxerê para tratar de assuntos e decisões de conjunta, seja, para abertura de novos leitos de enfermaria e UTI Covid, seja para a contenção do avanço do contágio da Covid-19” finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here