Representantes de 18 modalidades esportivas de Chapecó estiveram reunidas, na manhã desta sexta-feira, com o prefeito João Rodrigues e o secretário de Governo, Thiago Etges, na sala de reuniões da prefeitura. O encontro foi agendado pelo vereador Neuri Mantelli (MDB), que esteve presente.

Um dos objetivos foi expor a situação das modalidades e ver como o município pode apoiá-las. O professor e técnico do judô, Carlos Konishi, destacou que a cidade é campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, conta com boa estrutura, mas precisa de apoio.

O prefeito João Rodrigues disse que, diante da situação da pandemia, é provável que não tenha recursos para apoiar as modalidades, que receberam R$ 3 milhões no ano passado, segundo o secretário de Governo, Thiago Etges.

“Nós vamos aguardar o cenário da pandemia. Mas já quero deixar claro que a nossa prioridade do mandato não será medalha e sim a formação de atletas. Não adianta trazer a seleção brasileira de uma modalidade e depois vão embora, sem deixar nada. Temos que dar oportunidade para gente nossa. O dinheiro público será para investir no atleta local” disse o prefeito.

A administração municipal também pretende construir uma Arena Multiuso no Parque de Exposições Tancredo Neves, que servirá para as modalidades esportivas e também para as feiras. A intenção é otimizar o uso das estrutura públicas, como a Arena Condá, que de um lado tem arquibancadas e do outro espaços públicos. Outras sugestões foram a criação de bolsa atleta e o apoio do município para captação de doações do imposto de renda das empresas.

O prefeito afirmou que neste primeiro momento vai “arrumar a casa” e posteriormente a Fundação de Esportes poderá ter um fundo único para captação de recursos que subsidie as modalidades.  A intenção também é, junto com os técnicos e representantes esportivos, criar um projeto a curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here