A Biblioteca Pública Municipal “Neiva Maria Andreatta Costella”, patrimônio cultural de Chapecó, comemora nesta quarta-feira (18) 80 anos de existência. A biblioteca foi instituída em 1940 através do Decreto nº 21 assinado pelo Prefeito em exercício da época, João Elói Mendes.

Em 1984 seu nome atual foi oficializado em homenagem à memória da ex-diretora da instituição, Neiva Maria Andreatta Costella. Tendo mudado diversas vezes de locação durante sua história, atualmente fica localizada no centro de Chapecó, na rua Benjamin Constant e conta com um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares.

Foto: Arquivo Rádio Chapecó

Live comemorativa

Em detrimento da pandemia do novo coronavírus, a comemoração do aniversário será realizada através de Live no Facebook. A transmissão ao vivo, que acontece no dia 23 de novembro, a partir das 19h, marcará o lançamento do livro “Minha amiga Biblioteca” do escritor Torres Pereira e do livro “Contos Elementais” do Clube dos Escritores de Quinta.

A bibliotecária Caroline Miotto Pecini, espera que para os próximos anos de história a biblioteca se transforme em um espaço multicultural. “Para os próximos aniversários idealizamos a concretização do nosso sonho de ter um espaço próprio, cada vez mais multicultural, com oferta de mais variedade de serviços, em conjunto com a tecnologia. Com a pandemia nossas comemorações precisaram ser modificadas, mas com a maior certeza de que sentimos muito orgulho da trajetória dessa instituição, o primeiro espaço cultural instituído pelo poder público municipal”, explicou.

Atendimento na quarentena

O atendimento durante a quarentena é realizado de forma parcial. Empréstimos e devoluções podem ser feitos diretamente na biblioteca. A restrição é de que o público ainda não pode entrar no estabelecimento, apenas realizar retiradas e devoluções no hall de entrada.

As consultas do Acervo podem ser feitas pelo Terminal web, onde estão disponíveis títulos e autores. Também são disponibilizados três canais de atendimento, pelo e-mail bibliotecapm@chapecó.sc.gov.br, no telefone 2049-9002 ou Whatsapp 9901-8058.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here