Familiares, funcionários e amigos se despediram na tarde deste domingo (18) do empresário e Presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster.

Mário faleceu às 04h23 horas deste domingo (18/10), no Hospital Unimed, em Chapecó, aos 80 anos de idade.

Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.

Foto: Divulgação MB Comunicação / Arquivo

Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Mário Lanznaster era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência.

HOMENAGENS

Lideranças lamentaram a morte de Mário Lanznaster. A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina lamentou o ocorrido.

O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, a vice-governadora Daniela Reinehr também se manifestaram em suas redes sociais.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, o vice-presidente regional da FIESC Waldemar Schimitz, também se manifestaram.

O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) José Antônio Ribas Junior e Irani Pamplona Peters, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE) e da Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (AINCADESC) além de várias outras entidades também se despediram do empresário.

O corpo de Mario foi levado até o Cemitério Jardim do Éden em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. Motoristas que trabalham na Aurora Alimentos homenagearam Mário com um buzinaço em frente ao local do velório.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here