Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. A data existe desde 1947 e foi escolhida em homenagem à consagração da educadora Santa Teresa de Ávila e ao Decreto Imperial de Dom Pedro I, que marcou a criação do Ensino Elementar no Brasil.

A grande contribuição dessa Lei foi a democratização do ensino nas escolas do Brasil, a qual determinou que todas as crianças deveriam ser ensinadas a ler, escrever e a realizar operações de cálculo.

O feriado escolar do Dia do Professor foi estipulado com objetivo de oferecer uma folga aos professores no segundo semestre letivo do ano. A data foi oficializada nacionalmente em 14 de outubro de 1963, pelo Decreto Federal nº 52.682 aprovado pelo presidente João Goulart.

O Dia do Professor serve também para ajudar na conscientização da população sobre a importância dos professores e professoras para a sociedade e chamar a atenção das autoridades para viabilização de seus direitos dentro e fora das salas de aula. Por conta da pandemia do Covid-19 os professores vêm realizando as atividades escolares à distância desde março.

Parabéns a todos os professores.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here