Nebulosidade variável com alternância entre céu nublado a momentos de sol (bons intervalos de tempo seco) com probabilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas durante a tarde e noite devido à atuação de um cavado (área de baixa pressão) aliado ao ingresso de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, proporcionando um dia variável com tempo instável.

Risco de temporal (chuva forte, raios, granizo e ventania). Por se tratar de uma atmosfera variável, a chuva é de caráter “irregular” (enquanto chove em uma cidade, no município vizinho muitas vezes não passa de um aumento de nuvens). Temperatura amena pela manhã em torno de 11/14ºC na maioria das cidades, sendo que no Topo da Serra a mínima pode chegar entre 7/10ºC.

Sensação de abafamento com temperatura máximas 25/28ºC no Oeste e Meio Oeste, 19/22ºC no Planalto Sul entre 21/24ºC no Litoral com destaque para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Vento soprando de nordeste/noroeste em SC a sudeste no Litoral Sul com velocidade de 40/60 km/h.

SÁBADO (15/08): Alternância entre céu nublado a períodos prolongados de sol com probabilidade de pancadas de chuvas com raios a qualquer hora do dia devido à atuação de alguns núcleos convectivos reforçados pela atuação de um cavado (área de baixa pressão) aliado ao ingresso de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, proporcionando um dia variável com tempo instável. Risco de temporal (chuva forte, raios, granizo e ventania).

Por se tratar de uma atmosfera variável, a chuva é de caráter “irregular” (enquanto chove em uma cidade, no município vizinho muitas vezes não passa de um aumento de nuvens). Temperatura amena pela manhã em torno de 14/17ºC na maioria das cidades, sendo que no Topo da Serra a mínima pode chegar entre 8/11ºC.

Sensação de abafamento com temperatura máximas 27/29ºC no Litoral e Vale do Itajaí, 19/22ºC no Planalto Sul entre 21/24ºC no Oeste e Meio Oeste. Vento soprando de nordeste/noroeste/sudeste com velocidade de 40/60 km/h.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS Domingo (16/08): Melhora lentamente ao longo dia e volta a esfriar. Chuva entre a madrugada e manhã do Oeste ao Sul do estado. Segunda-feira (17/08): Tempo seco e ameno em todas as regiões.

Fonte: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here