Começou nesta segunda-feira (22-06) uma das obras de infraestrutura mais importantes para a mobilidade urbana de Chapecó, e que beneficiará toda a região Oeste: a duplicação da Avenida Leopoldo Sander. Considerada uma das principais rotas de passagem e desenvolvimento de Chapecó, a Leopoldo é uma via histórica, liga a BR 282, por meio do acesso já duplicado, ao bairro mais industrial de Chapecó, que também tem uma vocação educacional, que é o Efapi, e liga, ainda, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

O aumento de sua capacidade irá contribuir de forma significativa para agilizar o trânsito e proporcionar segurança a pedestres, motoristas e moradores dos bairros próximos: Eldorado, Alvorada, Cristo Rei, Líder e Engenho Braun. A Avenida também dá acesso a comunidades importantes, como Faxinal dos Rosas, Água Santa e outras localidades acessadas pela Avenida Ernesto José de Marco (Rua Araras). “A duplicação da Leopoldo Sander obedece acima de tudo o nosso Plano de Mobilidade. Uma vez concluído o Elevado Vereador Alcindo Moura, o próximo passo como tínhamos programado, é a duplicação da Avenida Leopoldo Sander, sendo hoje nossa prioridade em mobilidade urbana”, destacou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. OUÇA:

 

Somente em abril de 2020, passou pela Leopoldo, no trecho que compreende o elevado até a rótula da bandeira, uma média de 12.905 veículos por dia. Em maio, 12.972 veículos/dia transitaram no local. Em junho (do dia 01 ao dia 17) o movimento já superou a média/dia dos meses anteriores: passaram no trecho 13.609 veículos diariamente. As informações são da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (SEDEMOB), e vale considerar que se trata de um dado de trafegabilidade em meio à pandemia.

Além da duplicação da Avenida Leopoldo Sander, que envolve a recuperação do pavimento e o aumento da capacidade, a obra irá contemplar a restauração de um trecho da Avenida Fernando Machado e da rua Xanxerê. Na extensão da Leopoldo, a obra incluiu, ainda, o aumento da capacidade da drenagem existente, um túnel para passagem subterrânea de veículos e pedestres, e um elevado na rua Faxinal dos Guedes, dando acesso ao bairro Eldorado.

Foto cedida pela Prefeitura de Chapecó

O contrato prevê investimentos de R$ 26.833.551,62 recursos da CAIXA, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A empresa vencedora do Processo Licitatório é a Construtora Oliveira Ltda.

OBRA AUTORIZADA

O início dos trabalhos foi autorizado pelo Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon na manhã desta segunda-feira (22-06), em reunião online divulgada no canal oficial da Prefeitura de Chapecó no YouTube, Facebook e Instagram. Participaram o Vice-Prefeito Elio Cella, o Sócio-Proprietário da empresa, Alcyone Oliveira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ildo Adão Antonini, a Secretária de Coordenação de Governo e Gestão, Fernanda Danielli e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo Nascimento Júnior.

Com a ordem de serviço em mãos, o Prefeito falou da importância da obra e do compromisso de Chapecó em tirar do papel obras estruturantes e modernas que irão facilitar o deslocamento e circulação de pessoas e produtores.

“Tínhamos um gargalho em mobilidade urbana nessa região da cidade. É importante olharmos pra trás pra valorizarmos o que temos hoje e onde queremos chegar. A duplicação da Leopoldo é a ligação de um conjunto de obras estruturantes de mobilidade que estão desenhando um cenário novo, moderno, inovador e preparado para o crescimento de Chapecó. Vou elencar aqui as mais importantes intervenções dos últimos anos: Elevado, Contorno Viário Oeste, recapeamento da Avenida Attilio Fontana, duplicação do Acesso a BR 282, Contorno Extremo Oeste, que logo iremos autorizar, e a Avenida Ernesto José de Marco. A Leopoldo é um braço que liga tudo isso, por isso é o nosso foco agora”, contemporizou o Prefeito.

ABRANGÊNCIA DA OBRA

A obra de duplicação da Avenida Leopoldo Sander abrange o trecho entre a Avenida Attilio Fontana (elevado) até a BR 480/SC, compreendendo 4.360 metros. O contrato ainda prevê um complementou: a restauração de uma parte da Avenida Fernando Machado (645,98 metros – entre a Leopoldo Sander e a rua Xanxerê) e a recuperação da rua Xanxerê (entre a Fernando Machado e Avenida Getúlio Vargas). A extensão total da obra é de 5.370 metros (92.495,95 m2).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here