O ingresso de uma frente fria em combinação com o fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica, proporcionam a formação de núcleos de instabilidades com pancadas de chuva associadas a raios (trovoadas) ao longo do dia em todas as regiões de SC, iniciando nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul entre a madrugada/manhã e ao longo da tarde e noite nas demais áreas.

Risco de tempestades (chuva forte, raios, granizo e ventania) com potencial de danos sobretudo no Oeste (madrugada/manhã). Os acumulados de chuva tem uma maior representatividade no Oeste, Extremo Oeste e algumas áreas dos Planaltos com totais de 50/80 mm e pontuais acima dos 100 mm (temporais localizados). Já no Leste do estado a chuva é pouco significativa com volumes que variam entre 10/20 mm e pontuais próximos de 40 mm.

Vale ressaltar que a chuva é muito bem vinda, mas ainda não reverte o quadro de seca em SC. Temperatura máxima entre 16/19ºC do Oeste a Serra e em torno de 25/28ºC nas demais regiões do Leste (aquecimento préfrontal). Declínio das temperaturas à noite com mínimas entre 10 a 14ºC no Oeste e 8/11ºC no Topo da Serra. Vento predominante do quadrante noroeste a nordeste passando a atuar de sudoeste a sul com rajadas de 80/100 km/h.

CHAPECÓ

Chuva com eventuais trovoadas ao longo do dia. Risco de tempestades durante a madrugada (chuva forte, granizo, trovoadas e ventania). Alterna com períodos de melhora.

AMANHÃ

Uma frente fria se desloca por SC, provocando um dia gelado e frio (aproximação de uma massa de ar frio) com chuva e garoa ocasional sobretudo no Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul onde intercala com períodos de melhoria (aberturas de sol).

Entre o Litoral, Vale do Itajaí e Norte do estado, o tempo melhora com sol e intervalos de nebulosidade. Vale ressaltar que a chuva é muito bem vinda, mas ainda não reverte o quadro de seca em SC. Um dia gelado do Oeste a Serra com temperaturas máximas variando entre 10/13ºC e mais agradável no Litoral, na marca dos 24/27ºC. Declínio das temperaturas durante a tarde e noite com mínimas entre 5/8ºC no Oeste/Serra. Vento predominante do quadrante oeste/noroeste a sudoeste/sul com rajadas de 60/80 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here