O número de casos de dengue em Santa Catarina em 2020 chegou a 156, de acordo com boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive-SC) divulgado nesta quinta-feira (5). A maioria dos pacientes contraiu a doença fora do território catarinense. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

LEIA: Mais um caso de dengue é confirmado em Chapecó

Os dados são referentes ao período entre 29 de dezembro de 2019 e 29 de fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, o estado tinha 58 pacientes com dengue. Não há casos de febre de chikungunya ou vírus da zika em Santa Catarina, duas doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti.

Em relação aos casos contraídos fora de Santa Catarina, os pacientes foram provavelmente infectados nos seguintes estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Bahia e Acre, além do Distrito Federal e dos países do Paraguai e Porto Rico.

No estado, 100 municípios são considerados infestados pelo Aedes aegypti, a maioria na região Oeste, conforme tabela abaixo:

Este ano, foram encontrados 9.863 focos do mosquito em 155 municípios catarinenses. No mesmo período de 2019, eram 7.509 focos em 151 cidades.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here