Uma frente fria organiza muitas nuvens carregadas com chuva entre a madrugada e manhã do Oeste a Serra incluindo a Litoral Sul melhorando gradualmente com intervalos de tempo seco e momentos de sol durante a tarde e noite com a chegada de uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão). Nas demais áreas a frente fria mantém céu nublado com chuva e trovoada e períodos de melhoria sobretudo a noite.

Temperatura agradável durante o dia com queda acentuada durante a noite. Máximas variando entre 24/28ºC no Extremo Oeste, 21/24ºC no Oeste a Serra e mais altas no Litoral, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Mínimas entre 5/7ºC no Topo da Serra e entre 14/16ºC no Oeste e Litoral ao longo da noite. Vento de nordeste a noroeste passando a sudoeste a sul com velocidade de 50/80 km/h. Em eventuais tempestades, rajadas acima os 80 km/h.

CHAPECÓ

Tempo fechado com chuva e garoa ocasional entre a madrugada e manhã. Períodos de melhoria ocorrem (tempo mais seco com aberturas de sol) ao longo da tarde e noite. Frio à noite.

AMANHÃ

Uma região de alta pressão atmosférica (massa de ar seco e frio) favorece tempo estável com predomínio de sol com poucas nuvens. Nevoeiros isolados durante o início do dia.

Frio durante a madrugada e amanhecer com mínimas próximas de 0/3ºC no Topo da Serra com formação de geada isolada nas baixadas e fundos de vales, 8/11ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, 4 a 7ºC na Serra, 10 a 13ºC no Litoral Sul e 11 a 15ºC entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Máximas agradáveis, na marca dos 21 a 24ºC tendo um aquecimento maior no Litoral Norte, em torno de 28ºC. Vento de sul a sudeste com algumas rajadas. MASSA DE AR FRIO SOBRE SC!

► SEXTA-FEIRA (28) E FINAL DE SEMANA COM TEMPERATURA ABAIXO DO NORMAL PARA ÉPOCA DO ANO COM MADRUGADAS BEM FRIAS COM MARCAS EXPRESSIVAS E HISTÓRICAS PARA FEVEREIRO EM ALGUMAS ÁREAS DE SC.

► RISCO DE DANOS EM LAVOURAS DE ARROZ QUE TIVEREM EM FLORESCIMENTO NO SUL E MÉDIO/ALTO VALE DO ITAJAÍ. TAMBÉM COM RISCO PARA FEIJÃO EM FLOR DO OESTE AOS PLANALTOS, FICARÁ BEM ABAIXO DO PONTO CRÍTICO DA CULTURA.

► INDICATIVO DE GEADA ISOLADA NAS BAIXADAS DO TOPO DA SERRA E PONTOS ISOLADOS DO OESTE AO CENTRO (ACIMA DOS 900 m EM BAIXADAS E FUNDO DE VALES) DURANTE O AMANHECER DE QUINTA, NA SEXTA MAIS NO TOPO DA SERRA (PICOS PONTUAIS ENTRE 0/4°C NO AMANHECER MAIS FRIO, ATÉ NEGATIVO NÃO SE DESCARTA NO TOPO DA SERRA NA QUINTA.). DADOS DE HOJE COM POSSÍVEIS ALTERAÇÕES.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here