Quase toda a cidade de Chapecó ficou sem energia elétrica nesta manhã de quarta-feira (19). Mai de 35 mil unidades foram afetadas.

Segundo apurou a reportagem da Rádio Chapecó, o sistema de fornecimento precisou ser transferido da subestação do bairro Passo dos Fortes (I) para a subestação da avenida Leopoldo Sander (II), como forma de atender a demanda total de abastecimento da cidade.

Em entrevista para a Rádio Chapecó, o gerente substituto do Núcleo Chapecó, Paulo Roberto Giacomazzi, disse que a Celesc identificou o problema, que ocorreu na linha de transmissão entre Xanxerê e Chapecó. Essa linha, segundo relatou, leva energia até a Subestação I.

Com a localização do defeito, a estação do Passo dos Fortes (Subestação I) será reativada. Para tanto, alguns novos cortes de energia poderão acontecer no começo da tarde, para ajustar o sistema. O restabelecimento completo vai ocorrer gradativamente, no começo da tarde.

Com a oscilação no fornecimento de energia, houve danos diversos pela cidade, em empresas e residências. Equipamentos, sistemas de telefonia, informática e internet apresentaram problemas. Houve registro de pessoas presas em elevadores.

Quem se sentir lesado e desejar ser ressarcido deve procurar o escritório local da Celesc.

Perguntado, o gerente Paulo Giacomazzi disse não haver relação entre o problema de hoje e os novos postes e fiação que estão sendo instalados em Chapecó. Esses novos equipamentos, segundo declarou, são para a nova subestação (III) do município.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here