Durante essa semana, foram registrados o aparecimento de 03 espécies de taturanas em Chapecó, inclusive, duas delas, nunca foram registradas no Município. Importante que a população esteja atenta aos cuidados para evitar acidentes. A Secretaria de Saúde de Chapecó faz um alerta, pois, o número de ocorrência está acima da média para o período e ao que tudo indica, as condições climáticas estão favoráveis para o aparecimento dessas espécies de animais.

Por isso, o alerta para que à população tenha cuidados com os animais peçonhentos. Estamos próximo da chegada do verão e do final de ano, época em que as famílias fazem passeios, atividades de lazer, acampamento, limpeza dos terrenos, enfim, mais contato com a natureza.

Os acidentes por animais peçonhentos ocorrem quando há contato de humanos com animais que possuem a peçonha/veneno como mecanismo de defesa. Esse contato pode ocorrer através de mordidas, picadas, ferroadas, arranhões, contato com a pele ou ainda pela ingestão do animal peçonhento pela vítima.

FIQUE LIGADO 

Em caso de acidentes procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa. Em Chapecó são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, um PA – Pronto Atendimento no bairro e Efapi, além dos hospitais da Criança, Regional e particulares.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here