O sábado (30) será o Dia D de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que está em sua segunda etapa. Entre os dias 18 e 30/11, está em andamento a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

A intenção é vacinar aqueles que não possuem comprovação vacinal para o sarampo conforme faixa etária: Crianças de 6 a 11 meses devem ter a dose “zero” contra o sarampo. De 12 a 14 meses devem ter a primeira dose da vacina e a partir dos 15 meses até 29 anos devem ter 2 doses de vacina contra o sarampo.

Em Chapecó, os 26 Centros de Saúde da Família têm vacina disponível para atender a população. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento. Eles atendem das 07h30 as 11h30 e das 13 às 17 horas. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11 (sábado) e o horário de funcionamento dos postos de saúde em Chapecó será das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Sintomas do sarampo:

  • Febre Alta
  • Tosse
  • Coriza
  • Olhos avermelhados
  • Manchas vermelhas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here