Na manhã desta terça-feira (19), aconteceu no pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, no município de Chapecó, à solenidade de culto a bandeira do Brasil, que comemora nesta data, o centésimo trigésimo aniversário de adoção a bandeira nacional como símbolo máximo da nação brasileira.

Em solenidade presidida pelo comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira (4ªRPM/Fron), tenente-coronel PM Jorge Luiz Haack e pelo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2º BPM/Fron), tenente-coronel PM Ricardo Alves da Silva, policiais militares da (4ªRPM/Fron) e do (2º BPM/Fron) e integrantes do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) e do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM) participaram das comemorações alusivas ao Dia da Bandeira.

O grupamento formado foi comandado pela 1º Tenente PM Débora dos Santos e a bandeira nacional sem sua guarda foi conduzida a local de destaque pelo 1º Tenente PM Gabriel Cavalett. A bandeira nacional foi recepcionada pela tropa que assistiu, ao meio-dia, o hasteamento solene dos Pavilhões Nacional e Estadual, que foi realizado pelos comandantes da (4ª RPM/Fron) e (2º BPM/Fron).

Posteriormente foi realizada pela Major PM Andreia Cristina Fergitz a leitura do Boletim Especial do Comando Geral alusivo à data, onde o comandante ressaltou a importância da bandeira como símbolo da unidade nacional e reafirmou o compromisso da corporação em preservar o patriotismo, a honradez, a ética, a família, a probidade, o respeito, a dignidade e as tradições, bem como, enalteceu a importância em preservar estes valores para que sempre permaneçam vivos os valores fundamentais da Pátria, tais como a Bandeira, o Hino, o respeito às leis e ao próximo, bem como nosso amor ao País.

Nossa reportagem conversou com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2º BPM/Fron), tenente-coronel PM Ricardo Alves da Silva. OUÇA: 

Após conforme disposto no cerimonial, as bandeiras antigas, que foram substituídas durante o ano, foram incineradas, em pira especialmente preparada, pelo praça mais antigo e de excepcional comportamento da unidade, 1º Sargento PM Paulo Enrique Pompeo, que teve o auxílio do 1º Sargento BM Valter Luciano Huning e 2º Sargento PM Claudemir Padilha dos Santos.

Por fim, a Bandeira Nacional, conduzida pelo 1º Tenente PM Gabriel Cavalett foi depositada no relicário onde permanecerá sob a responsabilidade do Comando.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here