A frente fria se afasta e o tempo melhora em SC. O ar frio e úmido concentrado nos níveis baixos da atmosfera favorece céu nublado com chuviscos isolados na madrugada. O sol volta a brilhar em todas as regiões no decorrer da manhã e tarde, devido o deslocamento de uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão).

Chance de chuva bem isolada no final do dia no Leste de SC. Temperatura amena entre a madrugada e manhã, na marca dos 12 a 15ºC do Oeste a Serra, 4 a 7ºC no Topo da Serra e variando entre 15 a 17ºC no Leste do estado.

Declínio das temperaturas à noite. Máximas em elevação no Vale do Itajaí e Litoral Norte beirando os 30 a 33ºC. Já no Oeste e Meio Oeste, máximas oscilando entre 23 a 26ºC e na marca dos 27 a 29ºC no Extremo Oeste. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 30 a 50 km/h e rajadas de 50 a 80 km/h no Litoral.

Oeste e Chapecó

Tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do dia Pequenos intervalos de nebulosidade. Um dia aproveitável para as atividades no campo e no ar livre.

AMANHÃ

Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) favorece um dia de tempo firme com predomínio de sol (céu claro/ensolarado) com algumas nuvens. Nevoeiro isolado entre a madrugada e início da manhã nas áreas de vales e baixadas.

Temperatura baixa para época do ano entre a madrugada e amanhecer , na marca dos 7 a 11ºC do Oeste a Serra, -2 a 1ºC no Topo da Serra com formação de geada incluindo os Campos de Palmas de forma bem isolada. Já no Leste, mínimas 15 a 18ºC. Declínio das temperaturas à noite.

Máximas em elevação no Vale do Itajaí e Litoral Norte beirando os 27 a 30ºC. Já no Oeste e Meio Oeste, máximas oscilando entre 25 a 28ºC. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 30 a 50 km/h e rajadas de 60 km/h no Litoral.

AVISO ESPECIAL: Devido ao ingresso de uma massa de ar seco e frio com intensidade forte para época do ano, tem possibilidade de formação de geada fraca a moderada nas baixadas e vales do Topo da Serra no amanhecer dos dias 16 a 18, exige monitoramento em áreas de pomares nas baixadas, tem risco de ter algum dano pontual.

Mínimas entre -1 a 3°C em algumas áreas de pomares e lavouras podem ser registrados entre os dias 16 a 18. No Centro, Meio Oeste e Campos de Palmas/SC as temperaturas permanecem em um limiar bem próximo para a formação de geada e nas baixadas (muito isoladamente) no dia 16 com altitude acima dos 900 m.

Em boa parte do Extremo Oeste, Oeste, meio Oeste, Centro e Planaltos a mínima ficará entre 5/10°C (pontuais abaixo dos 5°C), bem frio para época do ano. O maior problema será a condição ideal para a propagação de doenças no feijão (antracnose) nestas madrugadas frias e orvalhadas. Este quadro poderá confirmar as previsões de frio tardio feitas em setembro e outubro (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). Acompanhem o nosso site, redes sociais e Canal do tempo, previsão com responsabilidade. Dados de hoje.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here