Áreas de instabilidades reforçadas pelo ingresso de uma frente fria e o ar quente e úmido proveniente da Amazônia, favorecem o aumento da nebulosidade com pancadas de chuva associadas a trovoadas (raios) entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul durante a manhã, se estendendo durante a tarde e noite para todas as regiões de SC.

Risco de temporal isolado no estado (pancadas de chuva, raios, granizo e ventania – sobretudo da Grande Florianópolis ao Nordeste do estado). Manhã de tempo firme no Litoral Norte com temporais isolados entre a tarde e noite.

Nevoeiros isolados durante a passagem da frente fria. Temperatura diminui do Oeste ao Sul do estado com máximas entre 24 a 26ºC tendo valores mais elevados no Extremo Oeste, na marca dos 28ºC. Já na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte, calor acentuado pela manhã com máximas variando entre 33 a 35ºC e em torno de 36 a 38ºC no Litoral Norte. Mínimas na marcados 17 a 19ºC no Oeste e Meio Oeste e entre 8 a 11ºC no Topo da Serra. Vento de nordeste a noroeste passando a sudoeste a sudeste com velocidade de 35 a 55 km/h. Em eventos de tempestades, rajadas de 70 a 90 km/h.

Oeste e Chapecó

Aumento de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. Risco de temporais (chuva forte, granizo, ventania e raios). Intervalos de melhoria ocorrem no final da tarde e noite.

AMANHÃ

Quarta-feira (06/11): A frente fria se afasta de SC e ingressa uma massa de ar frio influenciando especialmente a Faixa Leste com temperaturas mais agradáveis e alternância entre céu nublado e aberturas de sol com pequena chance de chuva isolada.

O aprofundamento de um cavado invertido (sistema de baixa pressão) favorece aumento de nuvens pela manhã com pancadas de chuva com trovoadas (raios) entre o Oeste, Meio Oeste e Centro ao longo da tarde e noite. Risco de temporal bem isolado. Nevoeiros entre a madrugada e amanhecer na Faixa Leste.

Temperatura diminui do Oeste, Meio Oeste e Sul do estado com mínimas entre 14 a 16ºC e na marca dos 4 a 7ºC no Topo da Serra. Máximas variando entre 26 a 28ºC no Oeste e 27 a 30ºC no Extremo Oeste. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, máximas na marca dos 23 a 25ºC. Vento de sudeste a nordeste com velocidade de 25 a 45 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here