O ar quente e úmido que domina o estado de SC aliado à aproximação de um sistema de baixa pressão (cavado), favorece a formação de áreas de instabilidade com pancadas de chuvas associadas a trovoadas (raios) a qualquer hora do dia e de maneira mal distribuída, sobretudo durante o período da tarde e noite.

Períodos de sol intercalando com muitas nuvens ocorrem em momentos do dia com abafamento. Risco de temporal com potencial de danos (chuva forte, raios granizo e ventania). Por se tratar de chuvas bem irregulares, varias áreas podem passar sem o registro de chuva. Temperatura elevada na maioria das regiões com máximas entre 31 a 34ºC entre o Litoral e Vale do Itajaí, 25 a 28ºC na Serra, 29 a 31ºC no Oeste e Meio Oeste. Mínimas entre 11 a 14ºC no Topo da Serra e entre 15 a 17ºC no Oeste.

Vento de nordeste/noroeste a sudoeste/sul com rajadas de 25 a 45 km/h. Em eventuais temporais rajadas de 60 a 70 km/h.

Oeste e Chapecó

Nebulosidade variável com alternância entre céu nublado a momentos prolongados de sol. Possibilidade de pancadas de chuvas com trovoadas (raios) a qualquer hora do dia, sobretudo durante o período da tarde e noite. Risco de temporal isolado (chuva forte, raios, granizo e ventania). Varias áreas passam sem chuva.

AMANHÃ

Sábado (19/10):  O deslocamento de uma frente fria sobre o oceano associado a um cavado (sistema de baixa pressão), favorece a formação de áreas de instabilidade com chuva e trovoada entre a madrugada e manhã na maioria das regiões. Durante o final da manhã e ao longo da tarde e noite predomina o céu nublado alternando com intervalos de sol nos setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul.

Demais áreas do Nordeste, segue com chuva e trovoada isolada no decorrer do dia com intervalos de melhoria sobretudo a noite. Temperatura amena entre a madrugada e manhã com mínimas entre 12 a 15ºC no Oeste e Meio Oeste e com frio no topo da Serra variando entre 4 a 7°C. Máximas variando entre 26 a 29°C em pontos do Extremo Oeste e divisa com o PR no Planalto Norte. Vento de sudoeste a sul com rajadas ocasionais em torno de 50 a 70 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here