Com alto padrão tecnológico, o novo Hospital Unimed Chapecó será inaugurado nesta sexta-feira (18), às 19h30, na esquina das Ruas Barão do Rio Branco com Porto Alegre, no centro da cidade-polo do oeste catarinense. A data também assinala as comemorações do Dia do Médico.

Esse empreendimento reafirma a Cooperativa Médica de Chapecó em sua posição de um dos centros de referência em alta complexidade em saúde do País. São cerca de 13.000 metros quadrados de área construída, mobiliada e equipada que absorveram aproximadamente R$ 100 milhões em investimento.

O projeto do novo Hospital Unimed Chapecó está sintonizado com a complexa legislação exigida pela Vigilância Sanitária e pela Anvisa. Tem acessibilidade plena, com sanitários, móveis e espaços adaptados para pessoas com deficiência.

Outro diferencial é o fluxo de atendimento das pessoas no novo hospital. Com esperas primárias e secundárias, o objetivo é reduzir a movimentação em determinados setores, redistribuindo as pessoas pelo complexo. Ou seja, promover um fluxo contínuo em toda a nova estrutura, para que o paciente siga sempre em frente, até que se conclua o seu processo de atendimento. Além disso, com o intuito de facilitar a localização das pessoas dentro do hospital, foram utilizadas cores padronizadas que identificam os diferentes setores.

A tecnologia presente no revestimento do chão de toda a estrutura é outro diferencial. Importado da Alemanha, o material é uma referência no setor hospitalar. Sua composição possui uma nanotecnologia que conta com uma série de substâncias, especialmente íons de prata, que funcionam como um bactericida, agindo na prevenção de infecções. O piso apresenta ainda uma facilidade na manutenção com adesivos que, por meio de autoadesão, permitem sua reconstituição nos casos de danos, além de ter custo menor para limpeza.

A ativação dos serviços será gradativa, informa a diretora hospitalar Dra. Carolina C. Ponzi. Até o final deste ano o Hospital entrará em funcionamento, progressivamente, iniciando pelo Centro de Diagnóstico por Imagem.

ESTRUTURA

A estrutura está assim dividida: o piso inferior abriga o novo Pronto Atendimento (nível da Rua Barão do Rio Branco), o térreo (nível da Avenida Porto Alegre) e os dois primeiros andares abrigam os setores de Diagnóstico por Imagem.

O terceiro e quarto andares serão setores de internação, e o último estará voltado ao setor de Oncologia e Fisioterapia. Destaque para o Pronto Atendimento que passará a operar de uma área de 350 m² para 1380 m². Nos setores de internação há 55 novos leitos, sendo 36 de enfermaria e 19 apartamentos.

Foto: Arquivo Rádio Chapecó

SUSTENTABILIDADE

A nova edificação conta com um sistema fechado para aquecimento de água, com a associação de sistemas a gás e por energia solar, a ser instalada futuramente. Outra inovação está relacionada à climatização de ambiente, que terá controles independentes para cada espaço e sistema digital. Os cômodos com estrutura em gesso contam com mantas de pet para controle da temperatura e melhoria acústica no ambiente.

As válvulas de descarga das toaletes têm módulo econômico e torneiras automáticas com controle de vazão em locais de maior circulação das pessoas. Os vidros possuem um tom de cor que reflete um percentual da incidência dos raios solares. O uso de iluminação artificial é reduzido em favor da iluminação natural nos ambientes de uso prolongado.

Também inovador, o sistema pneumático prevê o abastecimento das farmácias- satélites. A iniciativa consiste no transporte de cápsulas por meio de pressão pneumática através de um sistema de tubulações com supervisão e gerenciamento de um software, permitindo que os medicamentos sejam enviados pela farmácia e cheguem aos postos de atendimento ao paciente de forma rápida, segura e eficaz.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here