O ar quente que vem cobrindo o estado de SC (sistema de alta pressão), favorece um dia de tempo firme e ensolarado na maioria das regiões. Umidade relativa do ar baixa no período da tarde com índices que variam entre 25 a 35%.

Muita atenção com focos de incêndio (propagação ligeira de fogo). Evitar a queimadas em campos ou em lixo próximo de matas ou reflorestamentos. Temperatura bem alta para época do ano, na marca dos 37 a 39ºC no Litoral Sul e Extremo Oeste, 32 a 35ºC no Oeste e Meio Oeste.

No Vale do Itajaí e Litoral Norte, segue com temperaturas na marca dos 32 a 34ºC. Valores históricos para outubro em várias cidades do estado (entre as 5 maiores máximas em muitas décadas). Muita atenção com aves e suínos em relação a água e boa ventilação, alimentos fora da refrigeração, hidratação (especialmente em crianças e idosos) e evitar o serviço pesado ao ar livre no período da tarde.

Mínimas oscilando entre 14 a 17ºC na maioria das regiões de 4 a 6ºC no Topo da Serra. Vento soprando de norte a nordeste/noroeste, atuando com rajadas de 20 a 40 km/h.

Oeste e Chapecó

Sol, muito calor e tempo firme ao longo do dia. Poucas variações de nuvens no decorrer do período. Nevoeiros isolados entre a madrugada e manhã.

AMANHÃ

Sábado (12/10): O domínio da forte massa de ar quente (sistema de alta pressão), mantém tempo seco com predomínio de sol (céu claro/ensolarado) com poucas nuvens. Remota a chance de pancadas de chuva com trovoadas isoladas no fim da tarde e noite devido o forte calor. Umidade relativa do ar baixa no período da tarde com picos entre 20 a 35% nos horários mais secos. Muita atenção com o fogo.

Evitar a queimadas de campo ou de lixo próximas de áreas de matas ou reflorestamentos. Temperatura bem alta para época do ano, na marca dos 35 a 38ºC no Litoral Sul e Extremo Oeste, 33 a 35ºC no Oeste e Meio Oeste. No Vale do Itajaí e Litoral Norte, segue com temperaturas na marca dos 30 a 32ºC.

Valores históricos para outubro em várias cidades do estado (neste sábado entre as 3 maiores máximas em mais de 50/80 anos, chance de recorde histórico para outubro). Muita atenção com aves e suínos em relação a água e boa ventilação, alimentos fora da refrigeração, hidratação (especialmente em crianças e idosos) e evitar o serviço pesado ao ar livre no período da tarde. Mínimas oscilando entre 12 a 14ºC na maioria das regiões de 6 a 9ºC no Topo da Serra. Vento soprando de norte a nordeste/leste com oscilações para o quadrante sudeste, atuando com rajadas de 20 a 40 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here