O ar seco que cobre boa parte da região Sul do Brasil (sistema de alta pressão) dificulta a formação de nuvens carregadas favorecendo um dia de tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens na maioria dos setores de SC. Na região Serrana da Grande Florianópolis, Serra Geral (Litoral Sul/Costão da Serra) a umidade vinda do mar (circulação marítima) promove momentos de chuva/garoa ocasional de intensidade fraca entre a tarde e noite (áreas de Serra e morros).

Formação de nevoeiros no início da manhã nas áreas de vales e baixadas. Temperatura mais baixa no início do dia com mínimas variando entre 10 a 13ºC no Oeste, 7 a 10ºC na Serra e na marca dos 12 a 15ºC entre o Vale do Itajaí e Norte do estado. Geada bem isolada no Topo da Serra, em torno de 3 a 5ºC.

Durante a tarde, os termômetros seguem em rápida elevação com máximas variando entre 26 a 29ºC no Oeste e Sul do estado. Vento de oeste/noroeste com variação para leste a nordeste com intensidade fraca com rajadas de 20 a 40 km/h.

Oeste e Chapecó

Tempo firme com sol e poucas nuvens ao longo do dia. Períodos de muitas nuvens ocorrem em momentos do dia. Nevoeiros isolados entre a madrugada e manhã.

AMANHÃ

Quarta-feira (08/10): Tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens durante o dia todo na maioria dos municípios catarinenses, devido o domínio de um sistema de alta pressão (massa de ar seco).

Períodos de muitas nuvens ocorrem em momentos do dia. Entre o Litoral Norte até a Grande Florianópolis incluindo o Costão da Serra (Litoral Sul), nebulosidade variável com alternância entre céu nublado a momentos de sol com possibilidade de garoa isolada devido à umidade que vem do oceano (circulação marítima). Temperaturas em elevação com máximas variando entre 29 a 31ºC no Oeste, 28 a 30ºC no Litoral Sul, 26 a 28ºC no Vale do Itajaí e Litoral Norte, 27 a 29ºC no Planalto Norte e entre 32 a 34ºC no Extremo Oeste.

Mínimas variando entre 8 a 11ºC do Oeste a Serra e entre 2 a 4ºC no Topo da Serra com geada bem isolada. Vento soprando de norte a nordeste/leste com oscilações para o quadrante sudeste, atuando com rajadas de 20 a 40 km/h.

Fonte: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here