Previsão para sábado (5/10): Aumento de nuvens do Oeste ao Sul do estado pela manhã. O deslocamento de uma frente fria favorece a formação de áreas de instabilidades que provocam pancadas de chuva com trovoadas no final da manhã se estendendo para os turnos da tarde e noite entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporais (chuva forte, incidência de raios, granizo e ventania).

Entre a Grande Florianópolis ao Nordeste do estado (Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte), segue com predomínio de sol alternando com momentos de maior nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas bem isoladas a noite. Por se tratar de chuvas irregulares, vários cidades do Norte do estado passam se o registro de chuva.

Temperatura estável ao longo do dia, com máximas variando entre 21 a 24ºC do Oeste ao Planalto Sul. Nas áreas do Nordeste do estado, forte aquecimento com máximas na marca dos 31 a 33ºC. Mínimas variando entre 14 a 18ºC entre a madrugada e amanhecer, declinando a noite.

Vento de noroeste a norte pela manhã, trocando de direção para o quadrante Oeste a sudoeste à tarde e noite com velocidade de 30 a 50 km/h. Em caso de tempestades, rajadas de vento entre 60 a 75 km/h.

Domingo (06/10): Tempo fechado com chuva e trovoada isolada em todo o estado catarinense entre a madrugada e manhã devido o deslocamento de uma frente fria. A aproximação de um sistema de alta pressão favorece momentos de melhoria entre os setores do Oeste a Serra ao longo da tarde, em direção a noite, onde ocorrem alguns momentos de sol. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado, segue céu encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas na maior parte do dia devido à influência de uma frente fria. Alterna com alguns intervalos de melhoria (tempo seco). Temperatura mais baixa do Oeste a Serra com mínimas entre 12 a 14ºC, 18 a 21ºC no Nordeste e na marca dos 7 a 9ºC no Topo da Serra. Máximas variando entre 19 a 23ºC na maioria dos municípios de SC. Vento de sudeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 20 a 45 km/h.

Piter Scheuer – Meteorologista 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here