A aproximação de uma frente fria em combinação com o alto grau de instabilidade atmosférica, favorece um dia de tempo instável com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde intercala com momentos de melhoria (períodos de sol com abafamento). Risco de temporais (granizo, raios, chuva forte e ventania) com chance de transtornos em algumas cidades.

Momentos de sol e variação de nebulosidade ao longo do dia entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis com pancadas de chuvas bem mal distribuídas entre madrugada e manhã, podendo tranquilamente passar sem o registro de chuva (precipitação irregular). Mínimas entre 16 a 20ºC entre o Oeste e algumas áreas do Norte do estado com máximas variando entre 27 a 30ºC com sensação de abafamento. Já no topo da Serra, mínimas entre 10 a 13°C no Topo da Serra.

Faz calor no Planalto Norte, com máximas beirando os 33ºC. Vento variável de nordeste a norte com rajadas ocasionais de 20 a 45 km/h.

Oeste e Chapecó

Céu nublado alternando com momentos de melhoria (aberturas de sol com abafamento) com eventuais pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia. Risco de temporal (granizo, chuva forte, raios e ventania). Bons intervalos de tempo seco.

AMANHÃ

Sábado (05/10): Sol com aumento de nuvens do Oeste ao Sul do estado. O deslocamento de uma frente fria, favorece a formação de áreas de instabilidades que provocam pancadas de chuva com trovoadas no final da manhã se estendendo para os turnos da tarde e noite entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporais (chuva forte, incidência de raios, granizo e ventania).

Entre a Grande Florianópolis ao Nordeste do estado, segue com predomínio de sol alternando com momentos de maior nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas bem isoladas a noite. Por se tratar de chuvas irregulares, vários cidades do Norte do estado passam se o registro de chuva. Temperatura em elevação ao longo do dia, com máximas variando entre 22 a 25ºC do Oeste ao Planalto Sul. Nas áreas do Nordeste do estado, forte aquecimento com máximas na marca dos 31 a 33ºC.

Mínimas variando entre 15 a 19ºC entre a madrugada e amanhecer, declinando a noite. Vento de noroeste a norte pela manhã, trocando de direção para o quadrante oeste a sudoeste a tarde e noite com velocidade de 40 a 60 km/h. Em caso de tempestades, rajadas de vento entre 60 a 80 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here