Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente, todos os anos, sempre no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática. Em Chapecó, a Rede Feminina de Combate ao Câncer faz programação especial.

A Rádio Chapecó conversou com a presidente da Rede, Rita Oralndi, sobre a importância do exame preventivo e a programação de outubro.

“Neste final de semana, dias 4, 5 e 6 (sexta, sábado e domingo) as voluntárias da Rede Feminina estarão…fazendo panfletagem, abordagem e também a venda de materiais’’ destacou a Orlandi. Um dos locais dessas ações é o Fort Atacadista.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

COMO SE CUIDAR

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

Apesar da recomendação do ministério, 40% das mulheres brasileiras nessa faixa etária não realizam mamografia, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here