O novo Reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Marcelo Recktenvald, participou na manhã desta sexta-feira (13) do programa Chapecó Notícias – 1ª Edição. A entrevista teve duração aproximada de uma hora e meia.

Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

Recktenvald foi nomeado e empossado, porém enfrenta dificuldades para exercer a função, uma vez que o prédio da Reitoria está ocupado por movimento contrário à sua nomeação. Em processo interno, a chamada consulta prévia, o Reitor ficou em terceiro entre os quatro candidatos. Nessa condição, integrou a tríplice lista encaminhada ao Presidente da República. Coube a Jair Bolsonaro escolher um, entre os três, no caso Marcelo Recktenvald.

Alegando desrespeito a vontade da comunidade acadêmica e que até então o primeiro da lista (o mais votado) era nomeado para o cargo, os manifestantes ocuparam o prédio. Um pedido de reintegração de posse já foi solicitado na Justiça, mas até o momento não houve uma decisão. O caso tramita na 2ª Vara Federal de Chapecó.

Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

Esse foi um dos assuntos abordados na entrevista. Outros temas foram: investimentos, verbas disponibilizadas para a UFFS, o relacionamento com professores, técnicos, alunos e servidores. O novo Reitor foi questionado ainda sobre o programa federal “Future-se”, anunciado recentemente pelo ministro da educação.

Em relação às obras de um novo bloco no Campus de Chapecó, acredita que a conclusão ocorra só em 2020. No entanto, o contrato de locação onde funciona a Reitoria (prédio atualmente ocupado) está quase no fim. Recktenvald disse que Universidade paga R$ 59.000 de aluguel e uma possibilidade analisada é a prorrogação deste contrato.

O professor respondeu algumas participações de ouvintes, recebeu críticas e elogios, citou moções de apoio que recebeu e outras contrárias, além responder sobre o que entende por “novos rumos” na educação e no país.

Marcelo Recktenvald, que é pastor da Igreja Batista desde 2010, esteve acompanhado pelo Vice-Reitor, professor Gismael Francisco Perin, e o porta-voz do Vestibular, Maiquel Tesser. A entrevista foi transmitida simultaneamente na página da Rádio Chapecó no Facebook.

Assista ao vídeo:

Novo reitor da UFFS Marcelo Retcktenvald está no Chapecó Notícias. Chapecó Notícias – 1ª EdiçãoSexta-feira (13/09/19)

Publicado por Rádio Chapecó em Sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here