O Sushiman é o responsável pela preparação de pratos típicos japoneses, especializado em sashimi, sushi, entre outros itens da culinária. O nome “Sushiman” é fruto da tradição japonesa, em que não era permitido às mulheres preparem sushis, devido às mudanças hormonais. Mas em dias atuais este mito não existe mais.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

O profissional geralmente utiliza um quimono branco e uma faixa na cabeça. Para poder trabalhar nesta área é necessário possuir o ensino fundamental completo e realizar cursos profissionalizantes, onde são ensinadas as melhores técnicas para o preparo de pratos, além dos cortes certos para a carne de peixe. As decorações de pratos são utilizadas em ocasiões especiais.

O Sushiman deve ter grandes habilidades manuais, principalmente no manuseio de facas, pelo fato de e carne de peixe ser muito sensível. Deve ter agilidade no preparo dos alimentos em um curto espaço de tempo, ter conhecimento do correto preparo dos alimentos in natura, criatividade para montar pratos atraentes aos olhos dos clientes, capacidade de distinguir odores para não servir peixes estragados ou outro produto que não possa ser consumido.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

Esse profissional pode atuar em diversos lugares, como em restaurantes japoneses, temakerias e outros locais de alimentação destinados a arte da culinária japonesa.

ASSISTA AO VÍDEO:

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here