Rui Barbosa nasceu em Salvador, no dia 5 de novembro de 1849. Foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Representou o Brasil na Conferência de Haia, sendo chamado como “O Águia de Haia”. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919, Barbosa morreu em 1923, aos 74 anos.

Integrante do Partido Liberal, Rui Barbosa participou de comícios em teatros e praças, defendendo eleições diretas, liberdade religiosa e regime federativo. Rui Barbosa era filho de João José Barbosa de Oliveira e Maria Adélia Barbosa de Almeida.

No dia 21 de novembro de 1876, depois de uma disputa com o amigo Rodolfo pelo coração da uma jovem, casa-se com Maria Augusta Viana Bandeira. Em 1877 ingressou na Câmara Baiana e no ano seguinte no Parlamento do Império. Empenhou-se pela reforma eleitoral, pela reforma do ensino e pela libertação dos escravos sexagenários, que foi derrotada na Câmara. O controle dos votos feito pelos fazendeiros escravagistas e uma campanha contra os abolicionistas não reelegeu Rui Barbosa.

AS RUAS DE CHAPECÓ: Attilio Fontana

Em 1916, indicado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil no centenário da independência argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. Em plena Primeira Guerra Mundial, o discurso causaria a ruptura das relações do Brasil com a Alemanha.

EM CHAPECÓ

Em Chapecó, Rui Barbosa dá nome a uma das principais avenidas da cidade. A via pública tem uma extensão de 2,7 quilômetros. Ela corta outra principal via de Chapecó, a rua Uruguai.

Prédios comerciais, residenciais, escolas, igrejas e mercados têm como endereço a avenida Rui Barbosa. Recentemente, ganhou destaque com a inauguração do novo prédio da Justiça do Trabalho (Fórum Trabalhista de Chapecó), localizado na região central. A avenida inicia no bairro Presidente Médici, nas imediações do Terminal Rodoviário Intermunicipal de passageiros,  e termina no bairro Santa Maria, proximidades do bairro Esplanada.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here