A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira anunciou, nesta terça-feira (14), a realização da primeira cirurgia de grande porte, uma cirurgia de coluna, em Santa Catarina com base em planejamento através de impressora 3D.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

O procedimento de alta complexidade foi realizado no último sábado, dia 10, no Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Oeste, para tratamento de escoliose grave em paciente do sexo feminino, de 14 anos.

A cirurgia envolveu cerca de 20 profissionais, desde junta médica, enfermagem e apoio. O procedimento iniciou às 09 da manhã e foi concluída às 18h, totalizando nove horas.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

 

O médico cirurgião ortopedista Eduardo Bondan explicou para nossa reportagem o procedimento realizado.

O diretor do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira, ressalta que esse procedimento surgiu a partir do trabalho em conjunto e representa um enorme avanço para a região Oeste. Segundo o diretor, foi o terceiro procedimento desse porte no país.

 

Julia Speas Vasconcelos Lobos, de 14 anos, foi a paciente que passou pelo procedimento de alta complexidade, para tratar o quadro grave de escoliose. Durante a entrevista demonstrava alegria por já estar caminhando e quase recebendo alta. Ela contou que trocou uma viagem de aniversário pela cirurgia.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

Só há registros de cirurgias desse tipo nos Hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, ambos em São Paulo. Há algum tempo atrás, um teste foi feito por alunos da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), realizando uma impressão 3D. Agora, a cirurgia foi possível.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here