A presença de uma massa de ar polar (alta pressão atmosférica continental) promove um dia de ensolarado (céu azul) com poucas variações de nuvens na maioria das regiões. Intervalos de nebulosidade se ocorrem na Faixa Leste. Chance de Sincelo nos morros mais altos do Topo da Serra (1500 m a 1800 m) entre madrugada e amanhecer.

Formação de geada ampla em SC entre a madrugada e manhã, sendo mais abrangente nos setores do Oeste, Meio Oeste e Serra e de maneira mais isolada na Faixa Litorânea e Baixo Vale do Itajaí.

A geada pode ocasionar danos na fruticultura, trigo, cevada e aveia (em fase de florescimento ou formação do cacho floral).

Atenção com plantas ornamentais, pastagens nativas e outras culturas sensíveis ao frio, sobretudo nas áreas onde a geada não é frequente.  Mínimas entre 1 a 3ºC no Extremo Oeste, 0 a -2ºC no Oeste e Meio Oeste (altitude variando entre 600 a 800 m – municípios de Chapecó e Xanxerê e Joaçaba), -2 a -5 no Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste (entre 900 m a 1100 m – redondezas de Ponte Serrada e Fraiburgo). Já no Topo da Serra, mínimas entre -5 a -7ºC.

No Planalto Norte mínimas variando 0 a -2ºC, 0 a 2ºC no Alto Vale do Itajaí entre 1 a 3ºC no Litoral e Baixo Vale do Itajaí. Máximas entre 11 a 15ºC do Oeste a Serra e na marca dos 16 a 18ºC na Faixa Leste (Litoral e Vale do Itajaí) e algumas áreas do Extremo Oeste. Vento de sul a sudeste com oscilações para leste a nordeste ao longo da tarde e noite com rajadas de 25 a 45 km/h.

Oeste e Chapecó

Tempo firme com sol e poucas nuvens na maior parte do dia. Pequenos intervalos de nebulosidade. Formação de geada entre a madrugada e manhã.

AMANHÃ

Quinta-feira (15/08): O ar seco e frio que cobre o estado de SC, dificulta a formação de nuvens carregadas mantendo um dia de tempo firme e ensolarado. Intervalos prolongados de sol alternados com períodos de muitas nuvens (céu nublado) ocorrem em momentos do dia na Faixa Leste, devido à incursão de ar frio e úmido proveniente do oceano (circulação marítima) com eventuais episódios de garoa isolada nas áreas de Vales e Morros no Litoral Norte. 

Formação de geada nas áreas do Oeste aos Planaltos Norte e Sul e isoladamente no Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana. Temperatura abaixo dos 3ºC na maior parte do estado. Máximas entre 21 a 23ºC na maioria das regiões. Vento de norte a nordeste fraco a moderado com rajadas de 25 a 45 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here