O Helicóptero é uma aeronave difícil de pilotar, qualquer comando aplicado interfere imediatamente na sua trajetória.

O Piloto desse tipo de aeronave tem grande responsabilidade e deve estar sempre muito concentrado enquanto voa. Para se tornar um piloto de helicóptero, o profissional deve possuir todos os conhecimentos necessários, grande habilidade, capacidade de concentração e coordenação motora.

Foto: Saer

O helicóptero é uma aeronave que voa, geralmente, em baixa altitude e em lugares que contém obstáculos. O piloto precisa ter conhecimentos técnicos na manipulação e na observação de parâmetros, ter a noção de velocidade, altitude, pressão, temperatura, marcha, rotação por minuto do motor, consumo de combustível, entre outros pontos importantes.

Para se tornar um piloto de helicóptero, é necessário fazer um curso de Piloto Privado, ter no mínimo 17 anos e Ensino Fundamental completo. Para o Curso de Piloto Comercial, deve ter o Ensino Médio completo. Para iniciar as aulas é exigido um exame médico, que deve ser realizado em um hospital da aeronáutica.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

O aluno deve apresentar-se no dia de sua inspeção com exames, como eletroencefalograma com laudo, radiografia panorâmica oral, cartão de vacinas – Antiamarílica e Antitetânica e para mulheres, o laudo de exame ginecológico e copocitologia oncótica. Esses exames são exigidos, pois os pilotos são treinados e preparados para situações de estresse intenso, cansaço físico e psicológico.

O piloto de helicóptero tem a vantagem de pairar no ar, na comparação com o piloto de avião, pode ainda, facilmente, voar para trás e para os lados.

ASSISTA AO VÍDEO COM O PILOTO JORGE SAFE

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here