O Dia dos pais está chegando. E você, já comprou o presente? A data é comemorada no segundo domingo do mês de agosto, neste ano, no dia 11.

Saiba que alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra, principalmente com os aparelhos eletrônicos.

LEIA MAIS: Cuidados ao comprar pela Internet

Conversamos com o coordenador do Procon de Chapecó, Paulo Balancelli, que passou algumas dicas e orientações. OUÇA:

 

FIQUE ATENTO

Leia com atenção todos os anúncios e regulamentos das promoções. Guardar os comprovantes das compras, especialmente daquelas feitas virtualmente, é fundamental.

– Nas vitrines, todos os produtos expostos devem informar o preço total à vista e a prazo, contendo, inclusive o número de parcelas, assim como as condições de pagamento.

– Teste produtos eletrônicos no local da compra e cheque se estão em perfeito funcionamento.

– Os produtos eletrônicos devem estar lacrados em sua embalagem original, contendo a relação da rede de assistência técnica, o manual de instrução e o termo de garantia.

– Nesse período, são comuns promoções de smartphones e tablets. Antes de adquirir qualquer aparelho vinculado a uma operadora, entenda também todas as condições da contratação.

– Não se esqueça de que, mesmo na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem direitos garantidos.

– Os prazos para a reclamação de defeitos é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, por exemplo) e de 90 dias para produtos duráveis (eletrodomésticos e carros, por exemplo). A assistência técnica deverá ser finalizada em até 30 dias.

– As regras nacionais valem também para produtos importados adquiridos no Brasil.

– O consumidor pode desistir da compra realizada fora das lojas físicas (internet, telefone e catálogos) em até sete dias.

– Exija e guarde a nota fiscal.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here