Abertura oficial do programa de qualificação da produção de leite ocorre nesta segunda-feira
Agricultura | 29/08/2011
Iniciativa atenderá 2.000 criadores do oeste
A Coopercentral Aurora, as cooperativas agropecuárias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciam neste mês um dos maiores projetos de qualificação profissional de Santa Catarina: é o Programa Aurora de Qualidade do Leite que, nos próximos dois anos, capacitará 2.000 criadores de bovinos leiteiros do oeste barriga-verde com 2.240 horas de treinamento. A abertura oficial do Programa será nesta segunda-feira, dia 29, às 14h, no auditório da unidade do FACH II, em Chapecó.
Ao fazer o anúncio, o diretor de agropecuária da Coopercentral Aurora, Marcos Antonio Zordan, e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, enfatizaram que esse é mais um esforço para tornar o oeste catarinense a melhor bacia leiteira do país. “A profissionalização dos produtores rurais evitará sua expulsão da atividade”, acrescentaram.
Os produtores rurais, os transportadores de leite e os técnicos participarão dos treinamentos teóricos e práticos para a padronização de todas as etapas do processo produtivo.
De acordo com a assessora técnica de produção Eliana Bodanese, a prioridade é a adaptação da atividade de pecuária leiteira, a implantação do check-list padrão e a verificação da propriedade rural para cumprimento da Instrução Normativa 51, editada pelo Ministério da Agricultura. A IN 51 estabeleceu novas regras, critérios e parâmetros para a produção de leite no Brasil.
As atividades instrucionais serão desenvolvidas em 2011 e 2012, com reciclagem em 2013. Os produtores serão organizados em 140 turmas para melhor aproveitamento didático e pedagógico.
Além do conteúdo teórico em sala de aula, cada treinando fará quatro horas de prática em uma ou mais propriedades de produtores participantes. O treinamento tem foco na qualidade do leite. O módulo inicial dura 16 horas e tem o caráter de um treinamento nivelatório. Estão previstas fases subsequentes que visam aprimorar os conhecimentos e aumentar a segurança alimentar da cadeia fornecedora de matéria-prima da Aurora.
Os instrutores foram treinados pelo Senar através de um programa escolhido e adaptado pela equipe da Coopercentral Aurora.
O investimento total é da ordem de 185 mil reais e está sendo aportado pelo Senar, que suporta os custos de instrutores, refeições e material didático. A Coopercentral Aurora participa com a organização, técnicos, transporte e visita à indústria de lácteos para aprendizado prático.
FEEDBACK
O treinamento permitirá identificar a situação da cadeia produtiva do leite sob os aspectos de produção, mercado e consumo e os sistemas de produção de gado leiteiro confinado, semiconfinado e à pasto. O treinamento focalizará os procedimentos para produção dentro dos padrões do programa nacional de qualidade do leite. Outras abordagens são sanidade animal, manejo da ordenha, caracterização dos principais resíduos encontrados no leite e seu impacto na saúde e na industrialização, importância do resfriamento do leite e higienização.
Um check-list será aplicado aos produtores que participarem do treinamento com o objetivo de acompanhar a aplicação dos conhecimentos adquiridos no projeto.
MB Comunicação






Comente »
Para todos
Para os comunicadores