Inmetro de Chapecó tem primeiro posto de ensaio para aferição de tacógrafos no Estado

Geral | 24/08/2009

ANUNCIE
NA RÁDIO CHAPECÓ

Rádio | Internet

Em dezembro do ano passado a Portaria 444 do Inmetro, determinou que os veículos de carga e passageiros que devem possuir tacógrafo por força de lei, obrigatoriamente façam a aferição do equipamento. Há um calendário que determina os prazos para que os motoristas e empresas ponham seus veículos em dia.

O tacógrafo permite medir tempo de direção, distância percorrida e velocidade praticada. Devido a Resolução 92 de 1999 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as informações fornecidas pelo cronotacógrafo somente podem ser utilizadas pelos agentes de trânsito, quando os equipamentos são certificados, aferidos e tem o lacre do Inmetro.

Os veículos rodoviários para o transporte de produtos perigosos tem até o dia 31 deste mês para comparecer a RTC, posto de ensaio credenciado pelo Imetro de Chapecó. Os de transporte escolar tem até o dia 31 de outubro, os coletivos de passageiros em geral até o dia 31 de dezembro deste ano, e os veículos de cargas em geral tem até o dia 31 de dezembro de 2010 para regularizar a situação.

Segundo o coordenador Regional do Imetro Chapecó, Neri Schinaider, a RTC é o primeiro e único posto de ensaio do Estado. “Com a criação da rede para certificação, será possível comprovar o excesso de jornada e velocidade sem dar condições às empresas ou aos motoristas, de alegarem que as multas não eram válidas, pois o equipamento não era aferido e podia ter registros equivocados”, ressaltou.

O site do Inmetro oferece informações detalhadas do equipamento e benefícios da verificação para a sociedade, pois permitirá dar instrumentos legais para a fiscalização rigorosa desses veículos. Com a verificação do equipamento, polícias rodoviárias, agentes de trânsito, fiscais de agências reguladoras e similares terão o instrumento que faltava para realizarem a fiscalização na plenitude.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Luciano Buligon, a expectativa dos especialistas é que ocorra uma grande redução dos acidentes nas estradas e um maior controle da velocidade e excesso de jornada.

O valor da aferição, indiferente o modelo do veículo de carga, é R$ 109, 20. A RTC peças e acessórios está localizada na Avenida Leopoldo Sander, 2845E. O telefone para contato é o (49) 8407 7784.

Imprensa – SDR

Comente »


Para todos


Para os comunicadores

 
 

Participe Ao Vivo »

Envie sua mensagem para o comunicador online ou para um programa de sua escolha.

 
 

INFOWAYSI