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O prefeito João Rodrigues destacou que a Administração Pública vai investir cerca de R$ 220 mil nesta nova etapa, pois é uma política de saúde pública importante para o controle de natalidade, que tem impacto no bem estar animal e no controle de zoonoses   A Prefeitura de Chapecó e o NAPA (Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais) anunciaram nesta segunda-feira (22) mais mil cirurgias de castração de cães e gatos, que vão totalizar três mil somente em 2024. Estiveram presentes no lançamento das cirurgias o prefeito João Rodrigues, a madrinha do NAPA e primeira dama do município, Fabiana Matte Rodrigues, o vereador Wilson Cidrão, a coordenadora do NAPA, Liandra Dall Orsoletta, o secretário de Governo, Adair Niederle, e representantes das clínicas Chapets, Tau Vet, Pet da Danny, Efapet e Amo Vet, que já estão credenciadas e realizando a primeira etapa dos mutirões deste ano. O prefeito João Rodrigues destacou que a Administração Pública vai investir cerca de R$ 220 mil nesta nova etapa, pois é uma política de saúde pública importante para o controle de natalidade, que tem impacto no bem estar animal e no controle de zoonoses. O vereador Wilson Cidrão elogiou o trabalho do NAPA pois em três anos de atividade serão seis mil cirurgias, que vão evitar o nascimento de 200 mil animais. Liandra complementou informando que neste primeiro semestre estão em andamento as duas mil cirurgias da primeira etapa do ano. No segundo semestre será aberto o credenciamento para novas clínicas que poderão realizar as mil cirurgias. As informações serão publicadas no site pncp.gov.br Os animais beneficiados serão aqueles em situação de rua mapeados pelo NAPA ou de tutores com baixa renda. A solicitação pode ser feita pelo APP Chapecó Digital para avaliação. [...]
Nessa mesma data, em abril de 1500, uma frota portuguesa chegou ao território brasileiro   Chapecó/SC, 22 de abril de 2024 – Nesta segunda-feira (22) é comemorado o Dia do Descobrimento do Brasil. Nessa mesma data, em abril de 1500, uma frota portuguesa desembarcou no território brasileiro. Apesar de fazer parte do calendário cívico do país, este dia não é considerado feriado nacional. O evento do Descobrimento do Brasil remete ao momento em que Pedro Álvares Cabral chegou à região de Porto Seguro, na Bahia. Ao alcançar essas terras, os portugueses nomearam o local como “Terra de Vera Cruz”. O termo “Brasil” só foi atribuído anos mais tarde, quando a exploração do pau-brasil, uma árvore nativa, teve início. Nesses territórios, habitavam dezenas de povos indígenas distintos. Um dos testemunhos mais significativos da chegada dos portugueses e do conhecimento sobre as terras e seus habitantes foi registrado pelo escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha. A Carta de Pero Vaz de Caminha, dirigida ao rei de Portugal D. Manuel I, é um dos principais documentos históricos e literários da época. Neste documento, ele descreve as belezas naturais da nova terra e relata o primeiro contato com os habitantes locais. Bibliografias recentes passaram a denominar o evento do “Descobrimento do Brasil” como o momento da invasão portuguesa frente aos povos originários que já habitavam estas terras. (Oscar Pereira da Silva/Gov.br/ Reprodução) Foto: Márcio Filho/MTur [...]
Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, a Empresa fará a transição para seu novo sistema comercial, com foco na experiência do usuário e que disponibilizará em um novo aplicativo e nova Agência Web, os mais de 80 serviços oferecidos em suas lojas de atendimento presencial. Durante este período, o sistema comercial da Celesc estará atuando de forma parcial por três dias úteis. Apenas no dia 06 de maio as lojas da Celesc estarão fechadas a fim de que as informações coletadas nos três dias em que o atendimento será realizado apenas de forma presencial, sejam colocadas na nova plataforma. “O projeto Conecte, como foi nomeado, será um divisor de águas quando falamos em facilitar e melhorar a qualidade de vida de clientes e empregados e vai transformar a forma como o catarinense se relaciona com a sua distribuidora de energia. Com investimento total na casa dos R$ 100 milhões, o cliente poderá acessar a Celesc como se fosse um banco. Hoje ninguém vai mais ao banco e, logo, logo, ninguém vai precisar ir a uma loja da Celesc também”, afirma o presidente da Companhia, Tarcísio Rosa. Esta é a maior transformação do tipo já realizada por uma distribuidora na América Latina e coloca a Companhia na vanguarda do setor elétrico em relação ao atendimento comercial. Por isso, a iniciativa exigirá um grande esforço e o bloqueio do sistema atual, para a realização da migração de todas as informações e serviços à plataforma SAP S/4 HANA Utilities, que representa o que de há de mais moderno no mundo no que se refere à gestão do atendimento. Durante os dias de transição, o ideal é que as solicitações sejam feitas a partir de 07 de maio, primeiro dia de funcionamento da plataforma, quando todos os serviços passam a ser oferecidos no aplicativo Celesc e na agência virtual (www.celesc.com.br). “Caso o cliente não possa aguardar, deve ir a uma das nossas 259 lojas de atendimento presencial, em todas as regiões do estado”, diz o diretor Comercia, Vitor Lopes Guimarães. Após a migração, o sistema ficará sob intenso acompanhamento para que sejam melhoradas ou corrigidas eventuais oscilações. “Há cerca de dois anos trabalhamos de forma ininterrupta no Projeto Conecte, com uma equipe que envolve cerca de 250 profissionais: 150 empregados da Celesc, de praticamente todas as áreas da Companhia, e 100 de consultoria especializada contratada, que se dedicam integralmente a essa virada de chave”, conta o gestor do projeto, Cristiano Ghisi. A iniciativa vem sendo desenvolvida em parceria com a multinacional Accenture — empresa que atua na oferta de soluções em tecnologia e operações para diversos ramos de negócio. Pagamento via PIX é uma das novidades As novidades do Conecte começam já pela forma de acesso ao novo sistema. Na primeira vez será necessário realizar um cadastro com o(s) número(s) da(s) unidade(s) consumidora(s), e-mail e CPF ou CNPJ do titular. O mesmo usuário poderá acessar todas as unidades consumidoras que estiverem em seu nome. Nas outras vezes em que for acessar o sistema, o consumidor poderá fazer o login com e-mail e senha ou ainda, se preferir, vincular suas contas nas plataformas Google, Apple, Gov.br e Facebook. Outro grande incremento é a opção de pagamento da fatura de energia via PIX. A fatura, aliás, também passou por mudanças em seu visual. O novo modelo começa a ser distribuído no dia 07 de maio, e traz informações úteis e organizadas de forma mais clara ao usuário. “A apresentação do custo do consumo de energia, por exemplo, será mais detalhada, demonstrando o valor pago pela energia e por cada imposto”, explica Mateus Nascimento, gerente do Departamento de Atendimento da Celesc. “São várias mudanças e certamente o cliente ganhará muito em praticidade e eficiência no acesso aos nossos serviços. Nas plataformas digitais, agora mais intuitivas e flexíveis, além de relatar a falta de energia, solicitar religação, troca de titularidade e ligação nova, todos os serviços estarão disponíveis. A ideia é que o cliente consiga resolver suas necessidades online e só vá às lojas se desejar”, ressalta Nascimento. Para isso, a Celesc também passa a contar com um novo aplicativo, que deverá ser baixado, de forma gratuita, em celulares e tablets que utilizem os sistemas iOS ou Android. “Ao acessar o App antigo, o cliente verá uma pop-up clicável, direcionando-os à loja de aplicativos, para que o novo possa ser baixado. Então, o antigo deverá ser desinstalado”, instrui. Pelo aplicativo será possível, por exemplo, acompanhar toda a jornada de atendimento (etapas e progresso de solicitações), como já ocorre em sites de compras. É importante ressaltar que, para ter acesso à novas facilidades e serviços, o cliente precisará ter seus dados cadastrais atualizados junto à Celesc. “Esta ação é simples, basta entrar em contato com a Celesc, via call center (0800 048 0120), ou chat online ou, ainda, em uma das lojas de atendimento presencial”, destaca Nascimento. A Celesc precisará contar com a compreensão de toda a sociedade durante a transição para o novo sistema. “As melhorias serão visíveis a todos, de forma gradual, inclusive para os nossos atendentes comerciais, já que também trará mais agilidade e melhores condições de trabalho”, destaca o diretor Vitor Guimarães. Ele também alerta para o fato de que o pagamento das faturas poderá ser realizado normalmente, porém, a baixa relativa a esta quitação se dará após o período de transição. Portanto, nesta semana o cliente não deve se preocupar caso a quitação apareça como não efetuada. Funcionamento dos serviços durante a implantação do novo sistema comercial Durante o período de implantação do novo sistema comercial, entre os dias 30 de abril e 06 de maio, apenas alguns serviços estarão disponíveis nos canais digitais da Celesc. São eles: * Informações gerais e 2ª via da fatura poderão ser solicitados via Call Center (0800 048 0120), Agência Web (celesc.com.br), Aplicativo Celesc, totem de atendimento e WhatsApp (48 99860-0067). * Serviços emergenciais podem ser solicitados via Call Center (0800 048 0196). * Os clientes podem comunicar falta de luz no Call Center (0800 048 0196) e no Aplicativo Celesc. Em relação ao atendimento presencial nas 259 lojas da Celesc, vale destacar que durante os dias úteis do período de implantação (ou seja, nos dias 30/04, 02 e 03/05), as unidades estarão abertas apenas para realização dos seguintes serviços: * Informações gerais; * 2ª via da fatura; * Solicitação de ligação nova; * Pedido de religação; * Troca de titularidade; * Serviços emergenciais (comunicação de falta de luz, solicitação de poda de árvores, entre outros); * Ressarcimento por danos elétricos (RDE) para equipamentos com vistoria em até 24 horas. No dia 06/05, quando o atendimento estará suspenso para que as informações sejam adicionadas ao novo sistema, apenas as lojas que contam com recepcionistas estarão abertas para prestar informações e orientações aos consumidores. Elas estão localizadas nas cidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Timbó, Chapecó, Concórdia, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Criciúma, Sombrio, Biguaçu, Florianópolis, Nova Trento, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, São José, Tijucas, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Porto Belo, Campos Novos, Capinzal, Joaçaba, Araquari, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Lages, São Joaquim, Canoinhas, Mafra, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Maravilha, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Tubarão Caçador, Friburgo e Videira. [...]
Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril   Brasília/DF, 22 de abril de 2024 – Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira. O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º. Calendário O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS). O dinheiro será depositado junto com o benefício referente ao mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412) serão os primeiros a receber e, assim, por dia diante. A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga com os benefícios regulares de maio, creditado entre o fim de maio e o início de junho. O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no link calendário 2024. Quem tem direito Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. O 13º é devido a aposentados, pensionistas, além de pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício. Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Porém, ele é pago junto com a última parcela do salário-maternidade e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários, agora. O décimo terceiro não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e as pessoa com deficiência com BPC não têm direito a essa parcela adicional. Como consultar Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site e pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário fazer login e senha no portal Gov.br. Para acessar todos os detalhes sobre o pagamento do benefício, basta clicar no serviço “Extrato de pagamento”. Outra forma é pela central telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. [...]





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